Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DE BIOMASSAS, NUM TERRITÓRIO PRODUTIVO COM APTIDÃO NATURAL VOLTADA ÀS PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS DA BIOECONOMIA SUSTENTÁVEL: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Políticas Públicas
Sustentabilidade
Carbono Zero

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - GILSON GOMES INFRAN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - ESAN
2 - Carolina Fumie Sumikawa Yamazaki
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - ESAN - Escola de Administração e Negócios
3 - José Carlos de Jesus Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Escola de Administração e Negócios
4 - Arthur Caldeira Sanches
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Escola de Administração e Negócios (Esan)
5 - Paula da Silva Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPNV

Reumo

O mundo enfrenta atualmente uma série de grandes desafios, o crescimento populacional, o aumento da demanda por alimentos, as mudanças climáticas e a exploração excessiva de recursos fósseis são questões prementes que precisam ser enfrentadas. A urbanização, a produção agrícola, a extração de recursos naturais e as mudanças climáticas são os motores globais da degradação do ecossistema terrestre e do declínio da saúde do ecossistema, por isso a bioeconomia se faz necessário, por meio das politicas publicas como uma forma de mitigar essa degradação.
A partir do entendimento de que para diminuir a destruição do ecossistema terrestre e do declínio da saúde do ecossistema, a implementação de politicas publicas com intuito de propor a bioeconomia sustentável. Assim, o propósito deste estudo é mapear as principais atividades de produção, especialmente aquelas provenientes de recursos naturais renováveis, realizadas em Mato Grosso do Sul. Busca-se identificar as iniciativas de produção de biomassa, alinhadas com os princípios da bioeconomia sustentável no estado, e que contam com o apoio de políticas públicas estrategicamente desenhadas.
Para Glantz (2010), mudanças climáticas são quaisquer mudanças nas temperaturas globais e na precipitação devido à variabilidade natural ou como resultado da atividade humana. Integrar as cadeias produtivas no âmbito da bioeconomia requer a adoção eficiente e produtiva de tecnologias sustentáveis ​​e modelos de gestão mais socialmente responsáveis, para que seja pensada cientificamente como uma bioeconomia sustentável com modelos sociais que promovam a externalidade positiva, princípio das dimensões da sustentabilidade (ELKINGTON, 2001; SACHS, 2002).
As principais atividades econômicas do estado são ligadas ao agronegócio, agroindústria, turismo e mineração. Dados adicionais mostram que o estado tem registrado desempenhos crescentes. Os produtos do agronegócio somaram US$ 6,9 bilhões, no acumulado de janeiro a novembro de 2022, o que representou 90% dos US$ 7,595 bilhões exportados por Mato Grosso do Sul no mesmo período. continua com a tendência de crescimento econômico, em 2022 e 2023, sendo os cinco principais produtos exportados foram, celulose, soja, milho, carne bovina e óleos e gorduras vegetais de animais.
concluímos que as propostas científicas da bioeconomia estão ganhando relevância na transição para a bioeconomia sustentável em MS, devido ao seu potencial para abordar as dimensões da sustentabilidade, oferecendo soluções sustentáveis para uma relação mais harmônica entre o progresso econômico e o meio ambiente. Uma produção contínua e significativa de bioativos destinados à geração de biomassa, com destaque para a celulose, soja em grão, milho em grão e outros produtos relacionados. direcionadas às cadeias produtivas de alimentos, fibras e fontes alternativas de energias renováveis.
ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books. 2001. GLANTZ, M. H. Climate change: Natural hazards, social vulnerabilities, and adaptation options. Routledge. 2010. HANIF, S.; et al. Controlling air pollution by lowering methane emissions, conserving natural resources, and slowing urbanization in a panel of selected Asian economies. Journaus Plos One. 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0271387