Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURA ANALÍTICA PARA O ESTUDO DE PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS: Empresa focal em ecossistemas e spillovers de conhecimento
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Parque Científico e Tecnológico
Ecossistema de Inovação
Spillovers de Conhecimento

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Camila Coletto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN)
2 - Leonardo Caliari
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
3 - Daniela Callegaro de Menezes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

Os ecossistemas tornaram-se essenciais para compreender as dinâmicas de inovação e desenvolvimento regional, possibilitadas com base na transformação de conhecimentos em inovações. Quando se trata de produção e disseminação de conhecimento, os parques científicos e tecnológicos (PCT) são mencionados como atores relevantes para ecossistemas. Essa proximidade física e interação frequente entre empresas, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas cria condições favoráveis para o surgimento de spillovers de conhecimento.
O propósito deste ensaio é discutir o papel de parques científicos e tecnológicos como empresa focal de ecossistemas de inovação e na geração de spillovers de conhecimento. Ao explorar a interconexão entre o PCT, o papel de empresa focal de um ecossistema e os spillovers de conhecimento, busca-se ampliar a compreensão sobre o papel estratégico destes ambientes na promoção da inovação.
A fundamentação teórica está alicerçada a partir de três temas: i) Parques Científicos e Tecnológicos (PCT) - Conceitos e Características; ii) Os Ecossistemas na área de Gestão e Inovação; e iii) Spillovers de Conhecimento.
As discussões do ensaio permitiram estabelecer duas proposições teóricas. A primeira proposição destaca a capacidade dos PCTs de desempenhar um papel de empresa focal e coordenando as atividades e recursos do ecossistema. Já a segunda proposição ressalta a geração de spillovers de conhecimento para os atores geograficamente próximos e a transferência de conhecimento para atores externos, ampliando o impacto e os benefícios da inovação. A integração destas duas proposições compõe a estrutura analítica proposta no ensaio.
Propõe-se uma estrutura de análise que auxilie na compreensão da importância dos parques científicos e tecnológicos enquanto empresas focais, a partir de uma perspectiva ecossistêmica. Nela é caracterizado como os PCT podem desempenhar um papel central e ativo no estímulo à colaboração para a geração de spillovers e fomento à transferência de conhecimentos. Para isso, o PCT deve definir um foco estratégico claro em termos de setores de tecnologia ou áreas de pesquisa para sua atuação, atraindo empresas, instituições de pesquisa e outros atores relevantes para o desenvolvimento de inovações.
Audretsch, D.B., & Belitski, M. (2022). The knowledge spillover of innovation. Industrial and Corporate Change, 31(6), 1329-1357. Faria, A. F., Haber, J. A., Battisti, A. C., Dabrowska, J., & Sediyama, J. A. S. (2022). Technology parks in Brazil: an analysis of the determinants of performance evaluation. International Journal of Innovation - IJI, 10(1), 30-67. Gomes, L.A.V, Flechas, XA, Facin, A.L.F, & Borini, FM (2021). Ecosystem management: Past achievements and future promises. Technological Forecasting and Social Change, 171, 120950.