Resumo

Título do Artigo

TEORIA ATOR-REDE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: uma revisão sistemática da literatura e agenda de pesquisa
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Instituição de ensino superior
Teoria Ator-Rede
Revisão sistemática da literatura

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Fernando Rufino de Barros
FUCAPE Business School - Vitória-ES
2 - Sérgio Augusto Pereira Bastos
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Administração de Empresas

Reumo

As constantes mudanças e competições presentes no ambiente de negócios fazem com que a atuação das organizações dependa, principalmente, de seus relacionamentos (Hu et al., 2022). Essa pressão tem levado ao surgimento de várias formas de interações, com diferentes formatos e características, que se conectam em uma ampla rede criando sinergia (Schruijer, 2020; Verschoore et al., 2016). Esses atores só podem agir em conjunto com outros atores (Latour, 2007).
A literatura sobre essa temática vem se expandindo em estudos organizacionais (Alcadipani & Hassard, 2010; Horowitz, 2012; Lacruz et al., 2017; Snyder, 2019) resultando em um cenário fragmentado (Snyder, 2019). Portanto, o objetivo deste estudo é realizar uma análise sistemática da literatura que aborda a Teoria do Ator-Rede (TAR) no contexto educacional, com o intuito de identificar: os estudos mais relevantes, os países mais envolvidos em pesquisas, os assuntos abordados, os fatores que fortalecem e/ou enfraquecem a atuação em rede e, consequentemente, indicar uma agenda de pesquisa.
A Teoria do Ator-Rede (TAR) oferece uma abordagem que permite enxergar uma rede de entidades humanas e não humanas (indivíduos, documentos, procedimentos, conversas etc.), proporcionando insights únicos sobre os tipos de ações, objetos e práticas que contribuem para o funcionamento e evolução de um ambiente social, em resposta a um conjunto de elementos projetados (Callon, 1984; Kumar & Tissenbaum, 2022; Latour, 2007; Law, 1993).
Por meio da coocorrência das palavras-chave foram encontrados 3 clusters conectados por temáticas relacionadas à aprendizagem a distância e ao uso de tecnologias. O acoplamento bibliográfico indicou quatro clusters formados pelos autores. Quanto aos fatores que influenciam a atuação dos atores na rede, foram identificados três tipos. Além disso, a TAR no setor educacional tem explorado, majoritariamente, as relações no processo de aprendizagem, muito em função de sua finalidade, e na implementação de novos projetos.
Como uma lente para compreender os fenômenos em um ambiente dinâmico, existem diferentes rumos para avançar nos estudos organizacionais, explorando para além dos seus processos, auxiliando líderes do setor educacional a repensar a gestão sob a ótica de atores humanos e não-humanos e as nuances presentes em suas interações. Pesquisas futuras devem abordar aspectos gerenciais e de governança das equipes, diferentes instituições de ensino presentes em um mesmo ambiente e expandir o foco para englobar atores externos às instituições de ensino.
Kumar, V., & Tissenbaum, M. (2022). Supporting collaborative classroom networks through technology:… British Journal of Educational Technology, 53(6), 1549–1570. Schruijer, S. G. L. (2020). Developing collaborative interorganizational relationships: …. Team Performance Management: An International Journal, 26(1/2), 17–28. Wong, L., & Tatnall, A. (2010). Factors determining the balance between online and face-to-face teaching: An analysis using Actor-Network Theory. Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge, and Management, 5, 167–176.