Resumo

Título do Artigo

Estratégias em tempos de crise pandêmica: evidências do varejo têxtil
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Palavras Chave

Incerteza ambiental
varejo vestuário
COVID-19

Área

Empreendedorismo

Tema

Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo

Autores

Nome
1 - Jonas Fernando Petry
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais - FES - Manaus
2 - Kamila de Souza Filizola
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais
3 - Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Departamento de Administração
4 - CRISTIANE DO NASCIMENTO BRANDÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Departamento de Administração
5 - Armando Araújo de Souza Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais

Reumo

A crise da pandemia apresentou desafios sem precedentes, em particular, para MPE do varejo têxtil, o que tem questionado suas práticas atuais e obrigado as empresas a fazer mudanças urgentes para navegar em seu futuro. A maioria desses desafios resultou de políticas restritivas, como, por exemplo, bloqueios em todo o país e restrições à mobilidade das pessoas que foram adotadas pelos governos para conter a propagação da pandemia. Particularmente, as MPE de varejo estão enfrentando uma variedade de problemas, como redução da demanda, interrupções na cadeia de suprimentos, cancelamento de pedido
Dada a importância das MPEs, como elas lidam com uma crise disruptiva de eventos extremos é a lacuna a ser abordada; sendo assim, a questão de pesquisa é como os líderes de MPEs ativam a resiliência em resposta aos tempos de mudança prenunciado pela pandemia de COVID, que ajudaram as MPEs navegarem na crise?
O artigo emprega três pilares para compreender a resiliência em resposta aos tempos de mudança prenunciado pela pandemia. Primeiro, uma abordagem do impacto da pandemia nas MPEs. Segundo, a resiliência como sinônimo de preparação, resistência, persistência ou autoeficácia para explicar porque alguns empreendedores e suas empresas têm um desempenho melhor do que seus pares não resilientes. Bem como, os traços cognitivos e comportamentais para lidar eficazmente com a crise e manter a estabilidade. Terceiro, a resiliência como meio para obter vantagem competitiva.
Foi realizado uma pesquisa aplicada com MPEs do varejo têxtil na cidade de Manaus. O questionário de pesquisa foi formado por perguntas semiestruturadas que consistem em sete seções específicas: (1) características das MPEs do setor de varejo têxtil; (2) impactos imediatos percebidos da COVID-19 nas operações de negócios das MPEs; (3) impactos percebidos de longo prazo da pandemia na empresa e no negócio; (4) fontes de risco para as operações e desempenho das empresas; (5) a percepção sobre várias categorias de risco e riscos totais; (6) estratégias de gestão de risco. (7) oportunidades.
Os relatos parecem indicar que os efeitos da pandemia na criatividade e no empreendedorismo das MPEs são adversos. Os reflexos da pandemia de COVID-19 impulsionaram as empresas para a adoção do comércio eletrônico, ou seja, a capacidade de passar da fragilidade para a resiliência, que é uma resposta à crise e a choques exógenos que estão no centro da resiliência. foi possível observar a importância do papel dos proprietários que foram capazes de lidar com choques de interrupções de mercadorias, restrição social pelas políticas contra a disseminação do vírus e sua capacidade de resiliência.
Os resultados indicam que os proprietários encontram dificuldades em apoio do poder público. Cabe ressaltar a importância dos órgãos governamentais que podem oferecer treinamentos educativos que podem contribuir para diminuir os custos e as dificuldades gerenciais. Como observado por ElNaggar e ElSayed (2023), o apoio pode ser feito oferecendo informações gratuitas sobre o mercado, uma aproximação com potenciais fornecedores e novas oportunidades de investimento, aproximar as MPEs com indústrias semelhantes para promover conhecimento e cooperação a fim de reduzir os impactos e custos no desenv
Ali, M. H., Suleiman, N., Khalid, N., Tan, K. H., Tseng, M. L., & Kumar, M. (2021). Supply chain resilience reactive strategies for food SMEs in coping to COVID-19 crisis. Trends in Food Science and Technology, 109, 94–102. https://doi.org/10.1016/j.tifs.2021.01.021 Barney, J. B. (2001). Resource-based theories of competitive advantage: A ten-year retrospective on the resource-based view. Journal of Management, 27(6), 643–650. https://doi.org/10.1177/014920630102700602 Bartik, A., Bertrand, M., Cullen, Z., Glaeser, E., Luca, M., & Stanton, C. (2020). How are small businesses adjusting to COVID