Resumo

Título do Artigo

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E AS (RES)SIGNIFICAÇÕES DO “SER DOCENTE”: conexões entre sentidos do trabalho, espaços e territórios na rede pública estadual de ensino de Belo Horizonte
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Palavras Chave

Novo Ensino Médio
Sentidos do Trabalho
Trabalho Docente

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Valores, Sentidos e Vínculos no/do trabalho

Autores

Nome
1 - ARLENE PEREIRA DOS SANTOS FARIA
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Belo Horizonte
2 - Jefferson Rodrigues Pereira
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Barro Preto
3 - Felipe Rosa Sapori
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Barro Preto

Reumo

A importância dos estudos sobre o sentido do trabalho, levando em consideração questões como a precarização do trabalho, o acesso ao trabalho, as relações com o status social, a saúde mental do trabalhador, o bem-estar e a prosperidade social. Analisar como as percepções de espaço e território dos professores podem influenciar a construção de sentidos do trabalho, especialmente no contexto da Reforma do Ensino Médio em Minas Gerais, mais especificamente na cidade de Belo Horizonte.
Como as percepções de espaços e territórios por parte de professores podem influenciar a construção de sentidos do trabalho? O objetivo desse estudo é analisar de que forma as percepções de espaço e território podem influenciar a construção de sentidos do trabalho de professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais, que lecionam em Belo Horizonte, no contexto da Reforma do Novo Ensino Médio.
A instituição escolar é um território com relações intensas, como vemos na obra de Raffestin (1993). Se o território é um espaço, geográfico e/ou social, de relações de poder pela apropriação por um determinado grupo (RAFFESTIN, 1993, SOUZA, 1995, SANTOS, 2002, SAQUET, 2013), então, o ambiente organizacional, como uma escola, também pode se constituir como um território (SILVA; AZEVEDO, 2019). O território, por via da linguagem, pode se manifestar por um viés psicológico, no qual os atores sociais manifestam sua relação com território e também com o poder exercido nele.
Pesquisa de natureza descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa. O estudo de caso foi adotado para investigar como aspectos relacionados à geografia social influenciam a construção de sentidos do trabalho de professores de diferentes escolas da rede estadual de ensino de Belo Horizonte. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores do Ensino Médio, sendo a escolha dos participantes baseada no nível de ensino em que atuam. As entrevistas foram realizadas nas próprias escolas, gravadas e transcritas integralmente para análise de conteúdo temática.
A territorialidade, os conflitos e as relações de poder influenciam a percepção e o sentido do trabalho nas escolas, destacando a importância de considerar tanto o aspecto físico quanto o aspecto simbólico do território. Além disso, a reforma do Ensino Médio é discutida como um exemplo de exercício autoritário de poder que afeta negativamente o trabalho docente e contribui para a exclusão e marginalização social.
O trabalho docente envolve representações ambíguas, oscilando entre prazer e sofrimento, obrigação e autorrealização. Essas representações são influenciadas por fatores como desemprego, vocação e falta de reconhecimento social. A importância da territorialidade e das relações de poder na construção do sentido do trabalho docente. O professor está inserido no território, preocupando-se não apenas com os conteúdos escolares, mas também com a vida dos alunos e das pessoas da comunidade. As relações de poder determinam as condições de trabalho e interferem nas relações dos professores.
SANTOS, M. O dinheiro e o território. In: SANTOS, M; et al. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 13-21. IRIGARAY, H. A.; et al. Vínculos profissionais e sentido do trabalho: uma pesquisacom professores do ensino superior. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n.1,p.1- 27, Janeiro-Fevereiro, 2019. Acesso em: 20 jul. 2021. PEREIRA, J. R.; PAIVA, K. C. M.; IRIGARAY, H. A. R. “Trabalho sujo”, significado, sentido e identidade: proposição de análise integrada e perspectivas de pesquisas. Cadernos EBAPE. BR, v. 19, p. 829-841