Resumo

Título do Artigo

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COMO PROPULSORA DA GESTÃO DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS ESTABELECIDAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão da inovação
Transformação Digital
Empresas estabelecidas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Rúbia Polegato Borges
Universidade de São Paulo - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
2 - Mateus Frechiani Bitte
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Administração
3 - Oscar do Amaral Adorno
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
4 - Paulo Tromboni de Souza Nascimento
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Atualmente vivemos em um cenário de alta competitividade e mudanças tecnológicas aceleradas. Tornou-se necessário por parte das empresas estabelecidas a busca por ferramentas e tecnologias que permitam mitigar ameaças e aproveitar as oportunidades (Gregory et al., 2019). Neste contexto a Transformação Digital (TD) se mostra como um meio de gerar impactos positivos nos modelos de negócio das organizações. Mais especificamente o trabalho foca nos impactos da TD na Gestão da Inovação, sendo este um tema maduro na literatura, mas que requer adaptações dado o novo cenário.
O artigo objetiva explorar a relação existentes entre os processos de Transformação digital e Gestão de inovação nas organizações e colaborar para o melhor entendimento dos conceitos, dos limites e das sinergias, para consequentemente gerar maior engajamento, maior efetividade e proporcionar maior proximidade entre áreas responsáveis por esses dois processos.
A transformação digital (TD) pode ser definida como um processo disruptivo em que as organizações mudam os processos de criação de valor adotando tecnologias digitais em resposta a mudanças no ambiente de negócios. A TD impulsiona a inovação na medida que requer a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, criação de novos modelos de negócios e leva ao uso sustentável dos recursos organizacionais. O processo de inovação com base em uma mentalidade estratégica é o que faz as transformações acontecerem (Rogers, 2017), destacando a importância da sinergia entre as duas áreas.
Dada a natureza exploratória da pergunta de pesquisa e do tema em geral, optou-se pela utilização de uma abordagem qualitativa indutiva de pesquisa e o estudo de caso em profundidade como metodologia de pesquisa (Creswell, 2013). O estudo de caso é útil para pesquisas exploratórias e compreensão de fenômenos em contextos específicos (YIN, 2018). Para coleta dos dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado aoscolaboradores tanto das áreas de Inovação quanto de Transformação Digital.
Tendo como base a análise das entrevistas foi possível notar uma dificuldade por parte da empresa em criar um modelo de interação entre a área de transformação digital, inovação e as unidades de negócio. A partir daí foi desenvolvido um modelo que traz os tipos de informação e o momento do fluxo destas informações entre às áreas. O modelo visa a solução de uma das principais dores mencionadas por todos, relacionada à continuidade e à conclusão das iniciativas propostas pela área de Inovação.
Por meio do presente estudo foi possível verificar que a área de Transformação Digital dispõe de mecanismos, conhecimento e influência para auxiliar e impulsionar a melhoria dos processos de gestão da Inovação. Destacam-se: disseminação da cultura de Inovação por meio de capacitações e o estímulo a sua aplicação na rotina de toda a companhia; a inserção de metodologias e conceitos comuns à área de Transformação Digital dentro das estruturas de Inovação; por fim, a construção de um modelo de trabalho que garanta maior sincronismo, conexão e fluidez entre as iniciativas exploradas pelas áreas.
Creswell, J.W. 2013. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 4th Edition, SAGE Publications, Inc., London Gregory, R.; Wagner, H.; Tumbas, S.; Drechsler, K. 2019. At the crossroads between Digital Innovation and Digital Transformation. In: International Conference on Information Systems [ICIS], 2019, Munique, Alemanha. Rogers, D. L. (2017). Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital, São Paulo: Autêntica Business. Yin, R. K. 2018. Case Study Research and Applications: Design and Methods (6th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage