Resumo

Título do Artigo

O perfil da pesquisa acadêmica sobre futebol, cultura e identidade: um debate sobre os clubes locais
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Palavras Chave

futebol
bibliometria
clubes locais

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - Gil Bracarense Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - ICHS
2 - Maxwel de Azevedo-Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda

Reumo

Há uma transformação estrutural do futebol cada vez maior destacando-se: volume crescente de capital; proliferação de competições internacionais; salários astronômicos dos jogadores de elite; novos produtos de mídia; modernas arenas e maior elitização do público. Essa hipermercantilização vem impactando a identificação dos torcedores com os clubes e refletindo na identidade e cultura do esporte (GIULIANOTTI, 2002). De modo que é importante compreender como o estudo dos temas futebol, cultura e identidade em sua relação com clubes de futebol têm se desenvolvido.
O presente artigo tem o seguinte problema de pesquisa: qual o perfil da produção acadêmica sobre futebol, cultura e identidade relacionada a clubes de futebol? O objetivo geral foi mapear trabalhos com os temas futebol, cultura e identidade na base Web of Science (WoS), selecionando os referentes a clubes. Entre os objetivos específicos têm-se: compreender o estado do conhecimento nessa área; identificar tendências e lacunas a serem preenchidas; e discutir o cenário relacionado aos clubes locais, que são aqueles de menor abrangência, excluídos da globalização do futebol.
Com a hipermercantilização tem surgido trabalhos discutindo a mudança na identidade e cultura do futebol. Os estudos pioneiros tratavam da violência, mas, hoje o futebol tem abrangido distintas abordagens, refletindo sua complexidade. Shobe (2008) destacou o surgimento de trabalhos analisando o esporte e a construção social de identidades, considerando o futebol como uma instituição cultural que molda sociedades. E neste cenário de mudança, os clubes de futebol são “artefatos socioculturais interessantes” para se explorar identidades locais.
Utilizou-se da bibliometria, que é um estudo quantitativo descritivo que mapeia a produção científica e evidencia nuances do campo de estudo e lacunas de conhecimento científico (Donthu et al., 2021). Buscou-se nos títulos, resumos e palavras-chave dos documentos as palavras football; identity e culture e, após leitura dos resumos, foram selecionados 111 artigos na base WoS relacionados a clubes de futebol. Após a definição dos documentos, fez-se a limpeza, organização e padronização dos dados com o auxílio de softwares e procedeu-se à análise por meio de indicadores bibliométricos diversos.
Ainda há poucos países publicando sobre o tema e baixa conectividade entre eles, o que pode indicar que se trata de uma área de pesquisa emergente e voltada a estudar fenômenos regionais e particulares. Em relação à autoria, não foi possível observar ainda um grupo de referência e em relação às áreas pode-se dizer que se trata de uma tema interdisciplinar, mas sobressai-se as Ciências Sociais. No conjunto dos 111 artigos, o Reino Unido é o país com mais publicações sobre o tema (41) e, considerando especificamente os clubes locais, apenas 16 tratam diretamente desse universo.
O futebol foi por muito tempo negligenciado como tema de pesquisa acadêmica, tendo sua importância cultural e econômica ignoradas. Como ainda há muitos espaços de pesquisa, a bibliometria pode ajudar a estimular novos trabalhos e organizar o conhecimento para compreender como o estudo tem se desenvolvido. Há desafios a serem superados como o baixo número de publicações e a concentração em poucos países. E, como resultado específico, destaca-se a exígua quantidade de trabalhos discutindo os clubes locais que são excluídos do processo de globalização do futebol.
DONTHU, N.; KUMAR, S.; MUKHERJEE, D.; PANDEY, N.; LIM, W. M. How to conduct a bibliometric analysis: An overview and guidelines. Journal of Business Research, v. 133, p. 285–296, 2021. GIULIANOTTI, R. Supporters, followers, fans and flaneurs. A taxonomy of spectator identities in football. Journal of Sport and Social Issues, v. 26, n. 1, p. 25-46, 2002. SHOBE, Hunter. Place, identity and football: Catalonia, catalanisme and football club Barcelona, 1899–1975. National identities, v. 10, n. 3, p. 329-343, 2008.