Resumo

Título do Artigo

Operações responsáveis no setor do aço: uma pesquisa no contexto business to business
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Palavras Chave

Operações sustentáveis
Metal siderúrgico
Business-to-business

Área

Marketing

Tema

Varejo, Omni-Channel, Serviços, Franquia e B2B

Autores

Nome
1 - Juliane Araujo Cardoso Costa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - fortaleza
2 - Lucas Lopes ferreira de Souza
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
3 - Keysa Manuela Cunha de Mascena
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
4 - Juliana Silva Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CCSH

Reumo

O artigo discute a importância das operações sustentáveis na indústria siderúrgica, que é um recurso essencial para muitas empresas e indústrias. Os autores observam que, embora o aço seja um material durável que pode ser reciclado e reutilizado sem perder suas propriedades, a produção e o gerenciamento do aço ainda são insustentáveis. O artigo propõe várias hipóteses relacionadas à relação entre operações sustentáveis e vantagem competitiva, o impacto de leis e regulamentos na promoção da sustentabilidade e a influência da consciência ambiental nas operações sustentáveis.
O presente estudo visa investigar quais fatores influenciam positivamente as organizações do segmento B2B consumidor de aço brasileiro na implantação de operações sustentáveis nos seus processos produtivos. Desta forma, o objetivo delimita-se em analisar os fatores que influenciam as organizações B2B em estudo a serem mais sustentáveis, com base em um modelo estrutural.
O artigo analisa as relações entre operações sustentáveis, vantagem competitiva verde, leis e regulamentações e consciência ambiental dos gestores do setor metal siderúrgico no contexto B2B. Desta forma, tem-se as seguintes hipóteses: H1: Operações Sustentáveis influenciam positivamente na Vantagem Competitiva Verde. H2: Leis e Regulamentações influenciam positivamente na implantação de Operações Sustentáveis. H3: Leis e Regulamentações influenciam positivamente na percepção de Vantagem Competitiva Verde. H4: Consciência Ambiental influencia positivamente nas Operações Sustentáveis.
Foram coletados 176 gestores do setor metal siderúrgico. A coleta ocorreu, em março de 2022, de forma online, em que foi utilizada a plataforma google forms. A análise dos dados foi feita por meio de modelagem de equações estruturais com o software Amos, em que foram analisados os modelos de mensuração e modelo estrutural.
Em relação às hipóteses H2 e H3 foram suportadas e H1 e H4 não foram suportadas. Esse resultado indica que ter operações sustentáveis não leva as empresas a terem vantagem competitiva, assim como ter consciência ambiental também não leva a empresa a ter operações sustentáveis. Desta forma, nota-se a importância das leis e regulamentações, pois somente elas podem influenciar positivamente na vantagem competitiva e nas operações sustentáveis, indicando a necessidade delas para que as organizações tenham ações sustentáveis.
Com o objetivo de analisar os fatores que influenciam positivamente as organizações B2B em estudo a serem mais sustentáveis através de um modelo estrutural proposto, o estudo mostrou que o principal fator que influencia positivamente de forma significativa as organizações B2B do segmento do aço a serem mais sustentáveis são as leis e regulamentações determinadas pelo Estado. Portanto, são as leis e regulamentações que levam as organizações B2B consumidoras de aço a serem mais sustentáveis em suas operações em suas cadeias de produção.
Jean, R.-J. "Bryan, Wang, Z., Zhao, X., & Sinkovics, R. R. (2016). Drivers and customer satisfaction outcomes of CSR in supply chains in different institutional contexts. International Marketing Review, 33(4), 514–529. Orji, I. J. (2019). Examining barriers to organizational change for sustainability and drivers of sustainable performance in the metal manufacturing industry. Resources, Conservation and Recycling, 140, 102–114