Resumo

Título do Artigo

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DA DIVERSIDADE: A PERCEPÇÃO DE GRUPOS MINORIZADOS E PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Gestão da Diversidade
Diversidade e Inclusão

Área

Gestão de Pessoas

Tema

As faces da Diversidade

Autores

Nome
1 - Paula Ferreira Ribeiro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Montes Claros
2 - Simarly Maria Soares
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Montes Claros

Reumo

Com o avanço dos movimentos sociais, como grupos feministas, movimentos negros, movimentos LGBTQIAPN+, dentre outros surgiu a preocupação em gerir a diversidade (SILVA; FRANCO, 2022). Neste sentido, é fundamental compreender o que é a gestão da diversidade e quais estratégias a gestão utiliza para promover o respeito e a inclusão das diferenças nas organizações, tendo em vista que questões voltadas para o tema estão cada vez mais presentes no contexto organizacional, incluindo o debate nas estratégias empresariais, nas políticas e práticas de gestão de pessoas e nas campanhas de marketing.
De que maneira as políticas e práticas de diversidade têm sido absorvidas às políticas de Recursos Humanos para uma mudança na questão do respeito à pluralidade no ambiente organizacional da empresa? Tendo em vista que muitas organizações se utilizam de práticas e campanhas de diversidade apenas como apelo mercadológico, sem preocupação com o avanço da efetiva representatividade e da igualdade entre os grupos sociais, dentro das organizações (VIEIRA, et al., 2011), o que se propõe neste estudo é analisar as políticas e práticas adotadas.
O conceito de gestão da diversidade, pressupõe a construção de políticas e práticas, sobretudo na área de recursos humanos, para incentivar o aumento de contratações e de planos de carreira a pessoas que pertencem a grupos historicamente marginalizados (FRAGA et al., 2022). Sendo assim tais práticas precisam também se amparar numa reflexão teórica mais crítica, compreendendo os processos de exclusão das minorias sociais para tornar mais efetivo os possíveis instrumentos de superação deste problema histórico (SILVA; FRANCO, 2022).
Os dados foram coletados a partir de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo por meio de 7 entrevistas com roteiros semiestruturados, com profissionais de recursos humanos e quatro funcionários de grupos minorizados (mulheres, pessoas negras, PCD’s, pessoas LGBTQIAPN+). Os roteiros foram elaborados a partir do modelo proposto por Alves e Galeão-Silva (2004), que destacam os três principais desafios para a implementação de uma cultura ou gestão de diversidade em empresas brasileiras. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo para extrair os significados da mensagem.
Os resultados apontaram que existem práticas relacionadas à diversidade na empresa pesquisada, como recrutamentos conscientes e focados na inclusão de pessoas diversas, equilíbrio de oportunidades e salários entre gêneros e raças e tratativas estruturadas em possíveis casos de discriminação. No entanto, referente aos demais grupos minorizados verificou-se que as ações e projetos ainda são incipientes, não existem práticas bem estruturadas e definidas para a promoção destas, tendo em vista que o processo de inclusão de pessoas não deve se restringir a ações isoladas.
A empresa pesquisada apresenta política de promoção à diversidade estruturada e percebida pelos funcionários entrevistados, especialmente no que tange ao equilíbrio entre gêneros. Verifica-se a existência de projetos e indicadores bem definidos para a garantia da equidade de oportunidades e remunerações entre funcionários de diferentes gêneros. No decorrer do trabalho, a área de Gestão de Pessoas revelou-se estratégica para que ações e políticas de diversidade sejam asseguradas.
MACCALI, N.; KUABARA, P. S. S.; TAKAHASHI, A. R. W.; ROGLIO, K. D.; BOEHS, S. T. M. As práticas de Recursos Humanos para a gestão da diversidade: a inclusão de deficientes intelectuais em uma Federação Pública do Brasil . Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 2, p. 157-187, 2015. SILVA, C. R. C.; FRANCO, D. S. Diversidade em foco: Uma análise crítica a partir de um site popular sobre administração. Caderno De Administração, v.30, n.1, p. 31-46, 2022. FLEURY, M. T. L. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas,2000