Resumo

Título do Artigo

MERCADO IMOBILIÁRIO NA CHÁCARA DAS JABOTICABEIRAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

mercado imobiliário
ESG
estrutura organizacional

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Roberto Sanches Padula
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
2 - Valéria Kabzas Cecchini
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP - Consolação

Reumo

Apesar da importância econômica dos empreendimentos imobiliários, há vozes contra a especulação imobiliária, pois esta só favorece as incorporadoras e não o bem coletivo. Já as incorporadoras dizem que o adensamento é importante, para que os equipamentos públicos sejam mais bem utilizados. A Chácara das Jaboticabeiras tem sido alvo das incorporadoras, mesmo estando preservada socioambientalmente, suscitando debates na comunidade. • Como estruturar a empresa de acordo com seus objetivos e a agenda ESG? • Como mitigar os riscos socioambientais em empreendimentos nessa área?
Promover a reflexão ampla dos alunos quanto a questões administrativas e respeito socioambiental que envolvem o lançamento de novos produtos imobiliários. • Proporcionar conhecimento para elaboração de ferramentas como Canvas, organogramas e fluxos de processos, de acordo com objetivos, missão, visão e valores das empresas • Capacitar os alunos na busca e seleção de informações extras do ecossistema no qual o produto se encaixa • Treinar habilidades dos alunos no debate de questões amplas, levando em conta pontos como ética, sociedade, meio ambiente, tudo dentro de um mercado competitivo.
Google Maps, GeoSampa, Mapa da desigualdade 2022, Prefeitura Municipal de São Paulo, IBGE, Guia B3, SECOVI, entre outros. Instagram da associação de moradores da Chácara das Jaboticabeiras e reportagens sobre a área. Colunas de opinião que saíram na imprensa contra e a favor a expansão do mercado imobiliário em São Paulo.
Estrutura/Arquitetura Organizacional e Fluxos e Processos Organizacionais. A primeira explora os principais condicionantes para projetar estruturas organizacionais, na distribuição vertical e horizontal das áreas funcionais, nos níveis estratégico, gerencial e operacional, notadamente na elaboração de organogramas. A segunda mostra o funcionamento organizacional por intermédio de uma rede de fluxos processuais integrados e sistêmica, com interrelação das áreas funcionais e gerenciais da organização, demonstrados graficamente por fluxogramas.
ARAÚJO, Luis C. G. de. Gestão de processos: melhores resultados e excelência organizacional– São Paulo: Atlas, 2017. LEINS, Stefan. Responsible investment: ESG and the post-crisis ethical order, Economy and Society. 2020. MORGAN, G. Imagens da organização: edição executiva. São Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças. Estrutura organizacional: Uma abordagem para resultados e competitividade. São Paulo: Atlas, 2014. OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010.