Resumo

Título do Artigo

Desempenho financeiro das empresas listadas na B3 durante a pandemia de covid-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Análise das demonstrações contábeis
Pandemia
Desempenho financeiro

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários externos

Autores

Nome
1 - Isac de Freitas Brandão
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) - Campus Baturité

Reumo

Após três anos do início da pandemia e diante de indícios de recuperação da economia brasileira, faz-se necessário compreender como a pandemia afetou a sustentabilidade financeira das empresas brasileiras. Uma das formas de se analisar os efeitos da pandemia nos negócios é a partir da observação das informações constantes nas demonstrações contábeis das empresas. As informações das demonstrações contábeis refletem fatores internos e externos às empresas, sendo relevante usá-las em análises econômico-financeira delas, em especial, em momentos de crise.
A presente pesquisa é motivada pela seguinte questão: qual o efeito da crise econômica da pandemia de covid-19 sobre o desempenho financeiro das empresas brasileiras refletido em suas demonstrações contábeis? Seu objetivo é analisar o desempenho financeiro das empresas brasileiras durante a pandemia de covid-19, identificando as principais dimensões que explicam o desempenho destas empresas durante o período da pandemia, e verificando de que forma a pandemia afetou cada uma destas dimensões.
As demonstrações contábeis apresentam informações que podem ser como fontes de pesquisa do desempenho financeiro empresarial. A partir destas informações é possível calcular índices financeiros que ajudam a compreender o desempenho financeiro da empresa em termos de liquidez, endividamento, rentabilidade, atividade e mercado. Partindo do pressuposto de que a informação contábil representa com fidedignidade os fenômenos econômicos que afetam a empresa, argumenta-se que a crise econômica causada pela pandemia esteja refletida nos índices financeiros das empresas.
A amostra foi composta por 117 empresas listadas na B3 no período 2019-2022, constituindo um painel balanceado de 1872 observações trimestrais. Inicialmente foram calculados 20 índices financeiros com informações extraídas das demonstrações contábeis trimestrais. Em seguida foi realizada análise de componentes principais para identificar as principais dimensões do desempenho financeiro das empresas. Por fim, para verificar como o período da pandemia afetou o desempenho financeiro das empresas brasileiras foram realizadas análises de estatística descritiva e de regressão com dados em painel.
Seis dimensões explicam o desempenho financeiro das empresas analisadas durante a pandemia, associados a liquidez, endividamento de longo prazo, rentabilidade, ciclo de vendas, valor de mercado e ciclo de compras). No início de 2020 observou-se redução da rentabilidade e do valor de mercado, mas que foram revertidos a partir do quarto trimestre de 2020. Observou-se também em 2020 crescimento da liquidez e do endividamento de longo prazo, menos significativo e revertido a partir do final de 2021. O ciclo operacional (vendas e compras) apresentou picos de crescimento no final de 2020 e de 2021.
O desempenho financeiro das empresas analisada foi afetada no primeiro ano da pandemia, corroborando a hipótese da pesquisa. A redução da rentabilidade, a perda de valor de mercado, o crescimento do ciclo operacional e o aumento da liquidez e do endividamento de longo prazo foram os principais efeitos observados. Com a diminuição das medidas de isolamento social e adaptação das empresas à realidade imposta pela pandemia, verificou-se crescimento da rentabilidade e ganho de valor de mercado, com posterior diminuição do ciclo operacional e redução da liquidez e do endividamento de longo prazo.
AVELAR, E. A. et al. Efeitos da pandemia de covid-19 sobre a sustentabilidade econômico-financeira de empresas brasileiras. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 131-152, 2021. CAMPOS, M. L. A.; NAZARÉ, S. R. M.; FRANÇA, J. A. Análise do desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras nos períodos pré e durante a pandemia do covid-19. USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 22. In: Anais... São Paulo, 27 a 29 de julho de 2022. SHEN, H. et al. The impact of the COVID-19 pandemic on firm performance. Emerging Markets Finance and Trade, v. 56, n. 10, 2020.