Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS, VANTAGENS E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA COOPERATIVA AGROFAMILIAR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cooperativa Agrofamiliar
Agricultura Familiar
Gestão de Cooperativas

Área

Empreendedorismo

Tema

Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo

Autores

Nome
1 - Fabiano Gnoato
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - Rafael Santin Scheffer
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
3 - Rodrigo Barichello
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó/ SC
4 - Mara Vogt
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Contabilidade
5 - Maurício Leite
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau

Reumo

A agricultura familiar desempenha um papel crucial na segurança alimentar e nutricional, fortalecendo o mercado interno e preservando a biodiversidade, proporcionando melhores oportunidades de comercialização e redução de custos aos agricultores. No entanto, a falta de interesse dos agricultores em participar ativamente da gestão das cooperativas pode ser um desafio. As práticas e desafios enfrentados na construção e manutenção de cooperativas agrofamiliares são temas importantes a serem explorados. A compreensão das práticas adotadas são fundamentais para o sucesso dessas cooperativas.
O presente estudo apresenta o seguinte problema: quais são as práticas, as vantagens e os desafios enfrentados para a construção e manutenção de uma cooperativa agrofamiliar? Para responder ao problema de pesquisa em questão, o estudo tem por objetivo analisar as práticas, as vantagens e os desafios enfrentados para a construção e manutenção de uma cooperativa agrofamiliar.
A Fundamentação Teórica aborda os pontos relacionados a Agricultura Familiar e Cooperativismo, em especial a relação entre um e outro e a Formação, Gestão e Manutenção de Cooperativas Agrofamiliares enfatizando nas Práticas (descentralização de gestão), Vantagens (aumento da renda e a melhora na condição de vida) e Desafios (dificuldade em alinhar objetivos e um despreparo dos cooperados) que foram encontradas majoritariamente na opinião e constatação dos diversos autores.
O estudo caracteriza-se como descritivo, a partir de um estudo de caso com abordagem qualitativa. É utilizado como instrumentos de coleta de dados uma entrevista semiestruturada possuindo 13 questões, divididas em três blocos. Foram entrevistados sete atores da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Xaxim (COAFAX): atual Presidente, Primeiro presidente, três membros do Conselho de Administração, um membro do Conselho Fiscal e um integrante do poder público (extensionista). Aplicou-se também questionário survey com escala tipo Likert de cinco pontos, contendo 44 perguntas aos cooperados.
Os entrevistados, apontam como desafios para a construção e manutenção da cooperativa agrofamiliar a dificuldade de existir um alinhamento dos pensamentos (objetivos) entre os cooperados. Duas grandes práticas se destacam no contexto das entrevistas: o fornecimento de assistência técnica e capacitações e incentivo à produção orgânica. Analisando as vantagens descritas, associamos o contato direto com o consumidor com o consequente aumento da renda, qualidade de vida e manutenção deste agricultor no campo. Ainda, surge o apontamento da criação de agroindustrias familiares.
Os resultados destacam desafios de alinhamento de objetivos e dependência de programas governamentais. Ainda, que a visão dos cooperados para com a gestão da cooperativa é positiva. O estudo mostra que a cooperativa melhorou a renda dos produtores e teve impactos sociais positivos. Limitações incluem o estudo de caso único e a falta de generalização dos resultados. Sugere-se pesquisas futuras sobre a relação de gênero nas cooperativas e o impacto dos produtos orgânicos no mercado. Propõe-se também estudar a criação de agroindústrias familiares em pequenas propriedades.
ABDUL-RAHAMAN, 2020; AKBARI, 2023; ANJOS, 2022; ASHLEY, 2018; BENSON, 2014; BRANDÃO, 2019; CAMARA, 2021; CHAGWIZA, 2016; ENDE, 2017; IBGE, 2019; GAVA, 2021; GANDHI, 1999; GIAGNOCAVO, 2018; GONG, 2019; ISHAK, 2020; JATOBÁ, 2019; KUMAR, 2018; KUNZLER, 2017; MANGNUS, 2020; MAPA, 2022; MARCIS, 2019; MARTINELLI, 2022; MARYNOWSKI, 2022; MATTEI, 2014; MHEMBWE, 2017; NASCIMENTO, 2015; OLIVEIRA, 2022; OWEN, 1991; PASQUALOTTO, 2019; QUEIROZ, 2018; SANTOS, 2019; SARKAR, 2023; SILVA, 2021; SILVA, 2020; SILVA, 2023; SIQUEIRA, 2021; UN, 2022; UN, 2017; VALENT, 2021