Resumo

Título do Artigo

Análise e melhoria de processos aplicados no planejamento e controle orçamentário de uma sociedade de economia mista
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sociedade de economia mista
Processo orçamentário
Análise de processos

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Geferson Michel Santos de Sales
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Saulo Barbará de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Fabrício Molica de Mendonça
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis
4 - ANTONIO MARIA DE CARVALHO NEGRAO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - MESTRADO
5 - Daniel Ribeiro de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O trabalho aborda uma situação em que o emprego do mapeamento detalhado e a análise de processos pode contribuir para que uma sociedade de economia mista, prestadora de serviços para um município do Rio de Janeiro, consiga atender as exigências legais e melhorar seu desempenho em termos de planejamento e controle orçamentário, evitando as constantes alterações sofridas, ao longo do tempo, para se adequar ao empenhamento de despesas. Essa situação, provocada pela elaboração de orçamentos genéricos baseados em repetições passadas, acaba prejudicando a gestão eficiente e eficaz dos recursos.
Como a técnica de modelagem e análise de processos pode ser aplicada à área de planejamento e orçamento da empresa pesquisada, de modo a tornar seu processo mais ágil e eficiente? Objetivo Geral: buscar uma possível solução para a empresa pesquisada, recorrendo-se à técnica de modelagem e análise de processos (TAMP), partindo da situação atual, detectando suas disfunções, e propondo uma situação futura, de forma a dar mais agilidade e eficiência à sua área de gestão do planejamento e orçamento.
O orçamento público busca alinhar as previsões das receitas e a fixação das despesas, atreladas a um sistema de planejamento público das ações a serem realizadas para o cumprimento de diversas finalidades em um exercício (COUTO et al, 2018). Para que possa atingir sua finalidade de prever recursos públicos e alocá-los, sem exceder as necessidades de remanejamentos (BALDO, 2018), o mapeamento e a análise de processos podem trazer contribuições, identificando interfaces críticas e apontando caminhos que possibilitem a proposição de versões futuras (ISAAC et al., 2015).
Este trabalho propôs aplicar a modelagem e a análise de processos na empresa pesquisada, visando torná-lo mais ágil, eficaz e confiável e buscando alinhá-lo ao objetivo estratégico. A análise do comportamento da execução orçamentária no período de 2015 a 2020 permitiu evidenciar a existência de variações relevantes entre o planejado e o executado devido as constantes mudanças no orçamento durante, principalmente, a sua execução, decorrentes da inexistência de uma metodologia institucional de apoio ao planejamento e execução, do domínio técnico do corpo de funcionários e das trocas de gestores.
O Mapeamento da situação atual (as is) demonstrou fragilidades provocadas por disfunções ocorridas ao longo dos processos de elaboração, execução e remanejamentos de recursos. O uso descontrolado de remanejamentos provoca retrabalhos e constantes alterações no regime orçamentário, comprometendo a eficiência da máquina pública. A criação da visão futuro do fluxo dos processos (to be), a criação de um cronograma de treinamento e a capacitação dos servidores, buscaram minimizar as constantes mudanças orçamentárias.
BALDO, R. A.; Democratização do orçamento público pela legalidade, legitimidade e economicidade. Revista Brasileira de Políticas Públicas. V.8, n.1, 2018 COUTO, L. C.; BARBOSA NETO, J. E.; RESENDE, L. L. Flexibilidade do Orçamento Público Perante a Execução Orçamentária. Revista Mineira de Contabilidade, v. 19, n. 1, p. 42-54, 2018. ISSAC, L.; LAVAL, M.; OKOLI, T. A Systematic Review of Budgeting and Budgetary Control in Government Owned Organizations. Research Journal of Finance and Accounting, Vol.6, No.6, 2015.