Resumo

Título do Artigo

LIGA PARA MIM; NÃO, NÃO LIGA PARA ELE: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE 2015 A 2022 SOBRE PHUBBING
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Palavras Chave

Phubbing
Bibliometria
Web of Science

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Carlos Alberto Ximenes Carneiro da Cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Na vida moderna, os smartphones tornaram-se indispensáveis e os indivíduos podem obter deles, a qualquer momento, quase tudo o que desejam. Contudo, o uso excessivo desses dispositivos causa uma diminuição nas habilidades sociais e uma deterioração das relações interpessoais (Beukeboom & Pollmann, 2021). Tais fatos estão associados a um fenômeno chamado phubbing. O phubbing é uma espécie de exclusão social e negligência interpessoal e é usado para indicar as interrupções nas relações sociais causadas pelo uso do smartphone (Roberts & David, 2017)
Objetiva investigar bibliometricamente phubbing na literatura internacional de 2015 até 2022. Questionando: Como a literatura internacional sobre phubbing evoluiu entre 2015 e 2022? Quais são os autores e artigos mais eminentes no campo? Quais são os periódicos e países mais influentes em sua contribuição para a temática? Como as citações dos principais artigos e periódicos estão distribuídas entre 2015 e 2022? Quais são os temas de pesquisa emergentes sobre phubbing? O que uma análise de co-referências pode revelar sobre a(s) estrutura(s) teórica(s) citada(s) nos artigos sobre phubbing?
Phubbing é definido como o comportamento de ignorar alguém (ou "esnobar") para prestar atenção ao celular, interferindo na comunicação interpessoal e no contato visual (David & Roberts, 2021). Praticar phubbing é agora uma parte da sociedade moderna e um fenômeno que continuará a se expandir. A fim de melhorar seu senso de inclusão, as pessoas que sofrem phubbing paradoxalmente procuram se socializar mais intensamente dentro do mundo digital em vez de interagir cara a cara (Roberts & David, 2017).
O presente estudo realiza uma análise bibliométrica sobre phubbing, com auxílio da ferramenta VOSViewer, junto a 144 artigos extraídos da base de dados Web of Science, publicados entre 2015 e 2022.
Uma visão geral abrangente da pesquisa sobre phubbing é apresentada nesta seção, juntamente com a identificação de tendências e padrões nas seguintes perspectivas: (1) sua evolução; (2) autores e artigos mais eminentes; (3) periódicos e países mais eminentes; (4) distribuição das citações dos principais artigos e periódicos estão distribuídas ao longo do período pesquisado; (5) temas de pesquisa nesse campo e (6) co-referências utilizadas nas publicações.
O estudo realizou uma análise bibliométrica sobre phubbing, com auxílio da ferramenta VOSViewer, junto a 144 artigos, citados 2.361 vezes, extraídos da base de dados Web of Science, publicados entre 2015 e 2022, totalizando 366 autores, em 44 países, e encontrados em 75 periódicos.
Roberts, J. A., & David, M. E. (2017). Put down your phone and listen to me: How boss phubbing undermines the psychological conditions necessary for employee engagement. Computers in Human Behavior, 75, 206-217. David, M. E., & Roberts, J. A. (2021). Investigating the impact of partner phubbing on romantic jealousy and relationship satisfaction: The moderating role of attachment anxiety. Journal of Social and Personal Relationships, 38(12), 3590-3609.