Resumo

Título do Artigo

ENTRE TEMPEROS, SABORES E PERTENCIMENTOS: compreendendo as experiências de consumo no polo gastronômico regional da feira de Caruaru.
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Palavras Chave

Experiência do Consumidor
Marketing Experiencial
Fenomenologia

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Karina de Sousa Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Agreste - PPGIC
2 - Susane Isabelle dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
3 - ADRIANA MARIA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CAA
4 - Marianny Jessica de Brito Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PPGIC - Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - UFPE/CAA
5 - Rodrigo César Tavares Cavalcanti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste

Reumo

A feira de Caruaru/PE abriga práticas culturais coletivas e fortalece relações e trocas comerciais locais como motor de desenvolvimento econômico, turístico e social da cidade sendo considerada também patrimônio cultural do Brasil. Como lócus da pesquisa oportunizou compreender as experiências do consumo gastronômico regional à luz dos módulos experienciais de Schmitt (2011). Com procedimentos metodológicos suportados na Interpretative Phenomenological Analysis (IPA) foi desenvolvido um mapa na visão do consumidor resultando em três temas emergentes: sabor regional, interação e pertencimento.
Este artigo buscou ampliar o entendimento do comportamento do consumidor ao compreender as experiências do consumo gastronômico regional à luz dos módulos experienciais descritos por Schmitt (2011).
A experiência de consumo é objeto de estudo no marketing e amplia a compreensão do comportamento do consumidor. Na perspectiva do modelo de processamento de informações se distingue como fenômeno de interesses separados como insumos ambientais, do consumidor, respostas intervenientes, consequência, critérios e efeito de aprendizagem (Holbrook & Hirschman,1982). São percepções, sentimentos e pensamentos que os consumidores têm quando encontram e se envolvem em atividades de consumo(Schmitt,2011). E na visão do consumidor possui valor e significado particular (Becker, 2018;Smith & Osborn,2015).
Essa pesquisa qualitativa tem seus procedimentos metodológicos baseados nas orientações da Interpretative Phenomenological Analysis (IPA) que permitiu a interpretação holística e processual das experiências. E possui o corpus do estudo formado por textos oriundos de entrevistas realizadas com consumidores do polo gastronômico da feira de Caruaru – PE.
A análise foi realizada em conjunto e de maneira simultânea pelos pesquisadores onde foram observados os padrões de respostas indicativos do comportamento dos consumidores (Smith & Osborn, 2015). Permitiu a identificação das experiências de consumo gastronômico mais significativas reunidas em temas emergentes permeados pelos modos experienciais de Schmitt (2011). Que foram descritas segundo a visão do consumidor (Becker, 2018) e intituladas por sabor regional, interação e pertencimento.
Os resultados evidenciaram três temas emergentes e estruturantes nessa experiência gastronômica: sabor regional, pertencimento e interação. Ao tangibilizar correlações dos comportamentos dos consumidores encontrados nas experiências mais significativas, os temas emergentes foram descritos enquanto mecanismos pautados nos módulos de sentidos, sentimentos, ações, pensamentos e relatos do marketing experiencial, oferecendo em resultado uma vivência autêntica, típica, diversa, variada e tradicionalmente diferenciada.
Becker, L. (2018). Methodological proposals for the study of consumer experience. Qualitative Market Research: An International Journal. Holbrook, M. B., & Hirschman, E. C. (1982). The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of consumer research. Schmitt, B. (1999;2011). Experiential marketing: A new framework for design and communications. Design Management Journal Smith, J. A., & Osborn, M. (2015). Interpretative phenomenological analysis as a useful methodology for research on the lived experience of pain. British journal of pain.