Resumo

Título do Artigo

UMA ANÁLISE SOBRE A PLURARIDADE DOS ARTEFATOS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO
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Palavras Chave

Inovação
Artefatos
Revisão hermenêutica

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Daniela Corso Favaretto
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS - Escola de Negócios
2 - Marcírio Silveira Chaves
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS - Escola de Negócios

Reumo

Dada a importância da inovação para a perenidade dos negócios, este é um processo complexo que exige gestão e estratégia (CASTRO, et al., 2019). Independente do estágio de maturidade das empresas e nível de abertura para inovação, ter processos claros para garantir a gestão da inovação permite que a inovação possa ser conduzida e mensurada (SILVA, et al., 2014). Bertazi e Salerno (2015) reforçam a importância de modelos de gestão da inovação para otimizar os recursos em Pesquisa & Desenvolvimento, gerenciar riscos e incertezas e ampliar as chances de sucesso no processo de inovação.
Encontrar o artefato ideal para cada tipo de negócio ou objetivo de inovação é um desafio, visto a pluralidade e diversidade de objetivos dos artefatos existentes (SILVA, et al., 2014). Além da falta de estudos que categorizem e sintetizem os artefatos existentes, é contínua a produção de novos artefatos. Diante deste contexto, são objetivos desta pesquisa 1. apresentar as principais características dos artigos identificados na literatura, os problemas e as questões de pesquisa e propor uma categorização para os artefatos e 2. mapear as características dos artefatos e sugerir pesquisa futuras
Para atender ao objetivo proposto foi realizada uma revisão da literatura a partir da abordagem hermenêutica. Do total de três rounds de pesquisa na base Web of Science, foram identificados 19 artigos nos últimos dez anos (2012 a 2023) que apresentaram artefatos de gestão da inovação. Cada artigo apresentou um artefato para gerenciar o processo de inovação dentro de um determinado contexto e um dos artigos apresentou 8 taxonomias, totalizando 26 artefatos.
Os 26 artefatos de gestão da inovação foram categorizados em três áreas (segmentos de negócio, tipos de inovação e outros elementos) somando 17 categorias. Como 80% dos modelos estão posicionados no segmento de serviços, sugere-se mais pesquisas em outros segmentos. Outro elemento de destaque é a possibilidade de viés para a cultura europeia, pois mais da metade dos dados se referem a empresas e pesquisadores europeus. Os problemas e questões de pesquisa foram categorizados por temas e sugerido pesquisas futuras a partir da discussão dos artefatos.
Esta pesquisa apresentou a análise de 19 artigos que propõem 26 artefatos de gestão da inovação. Conclui-se que existe uma diversidade de fatores entre os modelos, que são em sua maioria construídos a partir da análise de realidades e segmentos de mercado. Foram apresentadas as principais características dos artigos, os problemas e questões de pesquisas mencionados na literatura, mapeados e discutidos as características dos artefatos de gestão da inovação, bem como sugeridos possibilidades de pesquisas futuras na área.
ELLWOOD, Paul; WILLIAMS, Ceri; EGAN, John. Crossing the valley of death: Five underlying innovation processes. Technovation, 2022, 109: 102162. GEMÜNDEN, Hans Georg; LEHNER, Patrick; KOCK, Alexander. The project-oriented organization and its contribution to innovation. International Journal of Project Management, 2018, 36.1: 147-160. HOGAN, Suellen J.; COOTE, Leonard V. Organizational culture, innovation, and performance: A test of Schein's model. Journal of Business Research, 2014, 67.8: 1609-1621.