Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS: uma revisão sistemática da literatura em teses e dissertações indexadas na BDTD
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Logística Reversa
Logística Reversa de Medicamentos
Revisão Sistemática da Literatura

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Felippe Anthony Barbosa Correia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campos Agreste
2 - Anderson Tiago Peixoto Gonçalves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste

Reumo

Nos últimos anos, a Logística Reversa de medicamentos tem se destacado como um tema relevante, especialmente em função dos impactos que o seu descarte inadequado pode causar no meio ambiente e na saúde pública, já que muitos deles contêm substâncias químicas que podem ser tóxicas para o ecossistema e para os seres humanos (COUTO; LANGE, 2017). O desperdício de medicamentos é um problema crescente, uma vez que uma parcela significativa do que é prescrito não é utilizada pelos pacientes, principalmente, por interrupção e/ou mudança no tratamento (TOSCANO, 2019).
O questionamento que norteou o estudo foi: o que está sendo produzido cientificamente sobre a Logística Reversa de medicamentos em Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior - IES brasileiras? Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar trabalhos publicados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD, entre os anos de 2013 a 2023, que abordam explicitamente a Logística Reversa de medicamentos.
A Logística Reversa é uma área que tem vivenciado uma constante evolução, e ao longo dos anos vem ganhando importância e destaque nas organizações. Ela apresenta um contexto histórico desde a década de 1970, quando as empresas começaram a preocupar-se com o meio ambiente e a pensar em reduzir os desperdícios (SHUKLA; GARG; AGARWAL, 2011). Já a Logística Reversa de medicamentos é uma área que objetiva o retorno seguro e adequado do medicamento em desuso, evitando o descarte inadequado e a contaminação do meio ambiente e minimizando os riscos à saúde humana (NARAYANA; ELIAS; PATI, 2014).
Ao analisar os estudos que obtiveram o maior número de citações, verificou-se que todos caminham no intuito de mostrar a importância de políticas e diretrizes locais e nacionais para o gerenciamento de resíduos de medicamentos, apoiando-se em pilares como sustentabilidade e políticas públicas de saúde. O estudo sobre o descarte de medicamentos no contexto da sustentabilidade apresenta a necessidade de conscientização dos usuários sobre o descarte correto de medicamentos, e destaca a importância do desenvolvimento de políticas e de programas para o gerenciamento adequado desses resíduos.
Embora a Logística Reversa seja um tema emergente e importante para o desenvolvimento sustentável, verificou-se certa carência de estudos especificamente sobre Logística Reversa de medicamentos dentre os trabalhos defendidos nos Programas de Pós-Graduação de IES brasileiras nos últimos 10 anos, visto que o levantamento realizado na BDTD resultou em apenas 20 trabalhos indexados neste período.
NARAYANA, S. A.; ELIAS, A. A.; PATI, R. K. Reverse logistics in the pharmaceuticals industry: a systemic analysis. The International Journal of Logistics Management, v. 25, n. 2, p. 379-398, 2014. ROGERS, D. S.; TIBBEN-LEMBKE, R. S. Going Backwards: Reverse Logistics Trends and Practices. Reno: University of Nevada, 1998. WANG, J-J.; CHEN, H.; ROGERS, D. S.; ELLRAM, L. M.; GRAWE, S. J. A bibliometric analysis of reverse logistics research (1992-2015) and opportunities for future research. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 47, n. 8, p. 666-687, 2017.