Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM MEDIADA POR SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL 3D PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ensino Simulado
Simulação computacional
Ensino e Pesquisa em Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Cristiano Henrique Antonelli da Veiga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
2 - Jean Carlos Domingos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

A proposta pedagógica aqui relatada tem por objetivo compreender como ambientes de simulação computacional 3D propiciam estímulo aos estudantes e os auxiliam na aprendizagem dos conceitos do conteúdo de Operações. A pesquisa foi delimitada para o ensino das sistemáticas operacionais do Kanban. Foram usadas as dimensões proposta por Medina-Lopes, Alfalla-Luque e Arenas-Marques (2011) que trata da avaliação de desenvolvimento de softwares para o ensino de operações, em três dimensões gerais de análise: i) interface; ii) interatividade; iii) entendimento e aprendizagem dos conceitos.
O problema central da pesquisa foi: a simulação computacional como prática pedagógica estimula a participação interativa dos estudantes com os modelos lhes proporcionam melhores compreensões e apreensão do conteúdo? Foi realizado um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle para turmas de graduação de Administração e Ciências Contábeis, em períodos integral e noturno, no período entre 2020 e 2021.
A evolução tecnológica vem possibilitar o desenvolvimento de metodologias de ensino e de aprendizagem (VEIGA et al. 2021) com as quais os estudantes possam vivenciar, a interação cognitiva dos conceitos e por meio das representações propostas articular as dimensões afetivas as quais favorecem o seu processo de aprendizagem dos conteúdos acadêmicos (ARAÚJO, 2021). Para Lee, Choi e Jeon (2021), a simulação computacional contribui com o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes, melhorando a aquisição de conhecimento e o desempenho.
Os modelos de simulação 3D foram elaborados pelo software Flexsim. Os cenários simulados foram gravados em forma de vídeos que foram editados e integrados por meio do H5P. Em relação a interface, observou-se que esta dimensão apresentou um valor médio de 4,5 pontos para uma escala de 1 a 5 e um desvio padrão de 0,76. Nos aspectos relacionados à interatividade observou-se uma concordância média de 4,66 com desvio padrão de 0,63. A dimensão que trata do entendimento e aprendizagem dos conteúdos dos estudantes apresentou um índice de concordância com uma pontuação de 4,64 e desvio padrão de 0,58.
Como os primeiros resultados oriundos deste experimento que integrou tais tecnologias, pode-se verificar que existem inúmeras oportunidades para ações decorrentes desta natureza. Como resultado pode-se verificar que tais sistemáticas propiciam melhor entendimento dos conceitos teóricos por meio de processos operacionais simulados que propiciaram melhores compreensões no tocante ao seu uso profissional.
ARAÚJO, J. S. Uso da simulação como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem: relato de uma experiência no curso de Administração. Revista Caderno de Negócios, v. 1, n.2, p. 49-65, 2021.MEDINA-LOPES, C., ALFALLA-LUQUE, R.; ARENAS-MARQUES, F. Active learning in Operations Management: interactive multimedia software for teaching JIT/Lean Manufacturing. Journal of Industrial Engineering and Management, v. 4, n.1, p.31-80, 2011. VEIGA, C.H.A.; DOMINGOS, J.C.; PAULA, V.M.F; COSTA, V.H.S. Sistemática pedagógica para o desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da te