Resumo

Título do Artigo

Imagem Organizacional no Setor Público: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Imagem Organizacional
Marketing Público
Administração Pública

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Carolina Coelho da Silveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Carla Bonato Marcolin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)
3 - Helena Farias Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

Entende-se imagem organizacional como as percepções públicas em torno de uma organização. Seguindo essa tendência já percebida na iniciativa privada, os órgãos governamentais têm cada vez mais se preocupado com sua imagem organizacional, uma vez que ela, de fato, tem relevância estratégica na medida em que interfere diretamente no seu relacionamento com diferentes stakeholders, bem como na sua legitimação perante a sociedade. No entanto, apesar do seu potencial no setor público, pesquisas sobre imagem organizacional aplicadas a esse setor são incipientes na literatura acadêmica.
O problema de pesquisa tratado neste estudo é: qual o estado do conhecimento sobre imagem organizacional pública na literatura acadêmica? Para responder à esta pergunta, o objetivo deste estudo é analisar a produção bibliográfica sobre esta temática indexada às bases Web of Science e Scopus, com a finalidade de compreender o panorama existente no campo face à sua importância estratégica para a Administração Pública.
A Administração Pública tem sofrido pressões para pensar de modo mais responsável e operar mais efetivamente. Logo, o marketing se apresenta como solução, pois leva à uma maior consciência e ampliação da discussão das necessidades coletivas (FERREIRA et al., 2012). Sendo a imagem organizacional um conceito de marketing, é interessante para as organizações públicas trabalhar a sua imagem visto ela reflete a opinião pública, e também contribui para a governança, transparência, legitimação e credibilidade do órgão público perante a sociedade (DA SILVA; GUTIERREZ, 2013; DE SOUSA et al., 2021).
Foram analisados 18 artigos sobre a temática proposta. Dentre os resultados, observou-se: certa convergência para estudos quantitativos; estudos multifocais, que abordam a imagem organizacional em conjunto com outros conceitos; a proposição e verificação de modelos que considerem a imagem organizacional como variável tanto dependente, quanto independente; estudos voltados para o ambiente externo; estudos considerando setores específicos da Administração Pública, como governos municipais e bancos.
Através de uma revisão sistemática da literatura, os artigos sobre imagem organizacional pública indexados às principais bases de dados foram analisados. Dentre as sugestões para pesquisas futuras, tem-se principalmente a utilização de outras fontes de dados, como as redes sociais, os portais de notícias, jornais e outras mídias populares, estudos longitudinais, estudos que enfatizem o papel estratégico da imagem organizacional no setor público e que analisem a relação da imagem organizacional com conceitos além da área de marketing, como finanças, recursos humanos e tecnologia da informação
DA SILVA, M. S. P.; GUTIEREZ, R. H. Avaliação da visão interna da imagem de autarquias federais. Sustainable Business International Journal, n. 30, p. 01-25, 2013. DE SOUSA, C. M.; ARDIGO, J. P.; SANTOS, A. R. A produção acadêmica nacional e internacional sobre imagem corporativa no setor público. Gestão e Sociedade, v. 15, n. 43, p. 4466-4496, 2021. FERREIRA, P. A.; LOURENÇO, C. D. S.; FURTADO, R. P. M.; DA SILVA, S. S. Marketing público e orientação para o cidadão-consumidor. Revista Gestão Pública: Práticas e Desafios, Recife, v. 3, n. 5, p. 170-195, out. 2012.