mix de marketing
4 Ps do marketing
planejamento de marketing
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Kristall Hundsdorfer Costa Pimentel UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
2 - Leana Ribas Rodrigues Verussa UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
Reumo
Domingo, 15 de março de 2020, depois de espalhar placas pelas ruas do bairro para atrair clientes no final de semana, Zé, começava a preparar as carnes que iria assar, para vender no primeiro dia de atendimento do Assadão, seu mais novo empreendimento. Mal sabia ele que ao longo daquela semana, uma crise imensurável começaria a atingir o país. Logo no começo da sua atividade, o Assadão teria o desafio de reestruturar todas as estratégias pensadas para os 4Ps do marketing. Recém passado por uma falência, Zé não cogitava a hipótese de fechar o seu negócio e precisava de uma nova direção.
Desenvolver o raciocínio analítico, a flexibilidade, a criatividade e a visão holística e estratégica através da reflexão e do debate para adaptação do planejamento de marketing do Assadão do Zé a um acontecimento do ambiente externo. A proposta é de que o leitor consiga, com os dados disponibilizados, pensar estrategicamente quais seriam as alternativas para que o negócio não fechasse e que ações devem ser tomadas para alcançar o sucesso desejado pelo empreendedor, apesar das adaptações.
O Assadão do Zé é um caso real e a narrativa feita pelo caso não contém elementos fictícios. Os dados para confecção do caso foram obtidos através de entrevista pessoal com José Carlos Hernandes Verussa, proprietário do Assadão do Zé, entre abril e junho de 2022. A complementação com dados secundários se deu por meio de consulta ao site do Governo do Estado de Santa Catarina pelo link: https://www.sea.sc.gov.br/confira-a-linha-do-tempo-do-governo-sc-no-combate-ao-coronavirus/, para confirmação das datas dos decretos que suspendiam e, autorizavam as atividades no período de calamidade pública.
Disciplinas introdutórias de marketing ou planejamento de marketing, em cursos de graduação na formação em Administração, Marketing, Comunicação e áreas correlatas, ao estudar diretamente o mix de marketing e, indiretamente, as etapas e elementos do planejamento de marketing. O caso também pode ser utilizado em: disciplinas de pós-graduação, especialmente MBAs e especializações em que os mesmos temas são requisitados, porém, a caráter de revisão e treino dos assuntos ou a fim de trazer a atualização desses conceitos e; cursos técnicos ou similares para trazer a prática do conteúdo teórico.
KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2015. 15 edição.
KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14 Ed. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2012.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo, Atlas, 2006.
MCCARTHY, E. Jerome. Marketing Básico: uma visão gerencial. Rio de Janeiro, Zahar, 1976. 2a edição, Vol I.