Resumo

Título do Artigo

IMPLANTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA FACULDADE DE NEGÓCIOS ESTADUAL DE SÃO PAULO
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Palavras Chave

Ensino Remoto Emergencial
Faculdade de Negócios estadual de São Paulo
Implantação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Emerson Eduardo da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Reitoria

Reumo

Uma adaptação foi impreterível no primeiro semestre de 2020 em uma Faculdade estadual de SP, em decorrência da pandemia do COVID-19 que resultou no distanciamento social e suspensão das aulas presenciais nas universidades. Isso alterou extraordinariamente o funcionamento das instituições educacionais, com o agravo destas serem locais de alto risco de propagação do vírus Sars-CoV-2. Contudo, gerou-se entraves para mobilizar ações e processos, a fim de minimizar os danos deste contexto de saúde pública, e traçar os passos para o único caminho e alternativa existente: o Ensino Remoto Emergencial.
Analisar a implantação do Ensino Remoto Emergencial com a pandemia do COVID-19, em uma Faculdade de Negócios estadual de São Paulo, e o bem-estar dos alunos, a partir das situações favoráveis e desfavoráveis existentes no contexto da sua adaptação ao ensino remoto.
Concebe-se neste trabalho, a adaptação ao ensino remoto e o bem-estar dos alunos da graduação em uma Faculdade de Negócios estadual de São Paulo, tanto pela sua pluralidade de entendimentos, quanto pela repercussão que alcança atualmente, é um tema que merece estudo aprofundado. Com um “recorte” aqui feito, do ensino remoto emergencial, e que não deve ser confundido com o ensino a distância, e ou on-line. Pretende-se estudar o ensino remoto emergencial na instituição, na graduação, a partir da análise das situações favoráveis e desfavoráveis existentes no contexto da sua adaptação.
A questão da qualidade da educação, em particular fora do formato presencial e no complexo contexto da pandemia do COVID-19, é a principal característica que intervém sobre a discussão da qualidade do ensino. Quanto aos aspectos gerais foi demonstrado com a metodologia de investigação utilizada, que as ações adotadas como a escolha do formato emergencial remoto, foram pertinentes para manter a segurança da comunidade acadêmica, ao mesmo tempo que possibilitou a continuidade das aulas, por meio das ações dos responsáveis, que se preocuparam com a concepção da qualidade educacional.
Houve um entendimento da grande maioria dos estudantes de que a melhor alternativa dada ao contexto da situação para a continuidade dos estudos seria a adoção do regime de ensino remoto. Todavia, a visão do corpo discente é de que este formato reduz de certo modo a qualidade das aulas, pois diminui a interação com os professores(as), causada pelo distanciamento físico, que por conseguinte pode afetar o processo de aprendizado. Os alunos entendem que ao longo deste cenário é importante a Faculdade e os professores(as), conceber ao máximo o formato e conteúdo das aulas presenciais.
Por fim, temos que foi uma pesquisa viva, ou seja, constatada e realizada na situação em si, com algumas adequações que se fizeram necessárias, a fim de responder aos objetivos e propor melhorias para o desafio investigado, com um potencial de ser um pano de fundo para outras pesquisas, para se conhecer diferenças e novas perspectivas, visto que é um tema de grande discussão no tempo presente, e certamente continuará no futuro.