1 - Daniel de Oliveira Cifuentes Teran Duarte UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Alexandre Nabil Ghobril UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Reumo
Este projeto buscou identificar a situação do setor de tecnologia da informação no que tange a necessidade de mão-de-obra, necessidades e oportunidades futuras e como os profissionais vislumbram a ideia do centro de qualificação em tecnologia, inovação e negócios, tendo como norte a qualificação que vá além da obtenção de diplomas, contemplando o desenvolvimento de conhecimentos que possam alavancar suas carreiras, e produzir resultados para as organizações. Do ponto de vista do negócio, este projeto buscou o desenvolvimento de uma nova área que ajude a organização em seu desenvolvimento.
O setor de TI (Tecnologia da Informação) do Brasil apresenta aspectos e necessidades interessantes para o futuro, principalmente no que tange à escassez de profissionais qualificados. Análise de estudos sobre o mercado brasileiro, principalmente referente ao setor de Tecnologia da informação, entendimento e avaliação de dados sobre a necessidade futura de profissionais, intenção de investimentos das organizações em requalificação e formação de novos profissionais para os próximos anos.
Entendimento dos potenciais usuários e clientes, quanto à viabilidade e a relevância do desenvolvimento do centro de qualificação, e entendimento dos aspectos essenciais ao posicionamento da empresa. Constatou-se que há um mercado crescente na área e tecnologia da informação com um déficit aproximado de 260 mil profissionais até 2024, bem como a intenção de requalificação por parte das empresas, apontada por 93% dos respondentes do estudo do World Economic Forum, o que gera a oportunidade de desenvolvimento do centro de qualificação em tecnologia, inovação e negócios.
Desenvolvimento do centro de qualificação em tecnologia, inovação e negócios com foco na qualificação técnica e comportamental, com inclinação para cursos ministrados de com aulas online gravadas e ao vivo, é o mais interessante para a Q4S – Assessoria e Consultoria, tendo em vista que tal possibilidade está mais aderentes aos resultados apresentados nas pesquisas realizadas junto aos executivos e possíveis clientes, bem como possui maior abrangência e menores restrições quanto ao fornecimento dos serviços educacionais.
Foi desenvolvida uma nova unidade de negócio na organização, com o objetivo de atender a demanda de formação de profissionais na área de tecnologia, inovação e negócios. Tal centro foi concebido considerando os aspectos relevantes para profissionais entrevistados, como os formatos de ministração dos conteúdos, canais de acesso e aderência dos cursos as necessidades futuras do mercado de trabalho, auxiliando profissionais objetivos de carreira e empresas em seus objetivos de negócio.
Da perspectiva social, o projeto de prestação de serviços educacionais é um meio para auxiliar profissionais na obtenção de conhecimentos, técnicos e comportamentais, que viabilizem o desenvolvimento de suas atividades de maneira relevante e possibilitem o aproveitamento de oportunidades de ascensão profissional. Ressalta-se a inovação incremental do projeto, que propõe um modelo diferenciado de qualificação, possibilitando que possíveis alunos e organizações disponham de mais uma opção para desenvolvimento de conhecimentos aplicáveis ao mercado de trabalho.