Resumo

Título do Artigo

SUBCULTURA DE CONSUMO E FORMAÇÃO DE GOSTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UM BREWPUB NO SUL DE MINAS GERAIS (MG)
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cereja artesanal
Subcultura de consumo
Gosto

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - Juliano Silva Cougo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - 1
2 - Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Daniel Carvalho de Rezende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Apesar do progresso do setor de cervejarias ter atraído pesquisadores de várias áreas, a academia brasileira ainda apresenta diversas lacunas que transpassam o consumo e aspectos relacionados ao gosto e suas representações. Nesse campo, uma subcultura do consumo assume o papel de categoria analítica para compreensões mais amplas acerca dos consumidores, ao passo que se observa no gosto questões referentes aos aspectos socioculturais e práticas sociais diversas (SCHOULTEN; MCALEXANDER, 1995; HOLT, 1998)
Com vistas a se entender a formação gosto em uma subcultura de consumo, este estudo de caso parte da questão: como empreendimentos de lazer, localmente, diferenciados podem influenciar na formação de gosto e nas práticas de uma subcultura de consumo? Propõe-se investigar como um brewpub sul-mineiro, enquanto um empreendimento diferenciado no contexto local, influencia na formação e manutenção de gosto de uma subcultura de consumidores de cerveja artesanal. Para isso, buscou-se descrever o estabelecimento com ênfase em suas estratégias de posicionamento e relacionamento com consumidores.
Nesse campo, uma subcultura do consumo assume o papel de categoria analítica para compreensões acerca dos consumidores, das relações estabelecidas entre eles, e na maneira como organizam suas vidas e identidades (SCHOULTEN; MCALEXANDER, 1995), ao passo que se observa no gosto questões referentes a aspectos socioculturais e práticas sociais diversas (BORDIEU, 1984; HOLT, 1997; MACIEL; WALLENDORF, 2016).
O estudo contribui com discussões sobre o comportamento do consumidor na medida em que se dedica a compreender como uma organização influencia e é influenciada por aspectos da subcultura e da formação de gosto. A discussão aborda a maneira como os espaços que dedicam a produção e consumo de cerveja artesanal trocam influências relacionadas aos ritos, práticas, percepções e comportamentos.
Por meio de conexões e trocas, os gostos podem ser persuadidos, formados sob influências culturais tanto pelos consumidores, como pelos colaboradores do pub. Observou-se o incentivo à maturação do paladar e consequentemente do gosto dos frequentadores, especialmente através das experiências de degustação, dos cursos, das relações virtuais, e dos encontros entre os consumidores.
BOURDIEU, P. Distinction: A Social Critique of the Judgment of Taste, Cambridge: Harvard University, 1984. HOLT, D. B. Does cultural capital structure American consumption?. Journal of Consumer Research, v. 25, n. 1, p. 1-25, 1998. MACIEL, A. F.; WALLENDORF, M. Taste engineering: An extended consumer model of cultural competence constitution. Journal of Consumer Research, v. 43, n. 5, p. 726-746, 2017 SCHOUTEN, J. W.; MCALEXANDER, J. H. Subcultures of consumption: An ethnography of the new bikers. Journal of Consumer Research, v. 22, n. 1, p. 43-61, 1995.