Resumo

Título do Artigo

CAMINHOS ORGANIZACIONAIS INTERNOS PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO LEAN
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Práticas Lean
Lean Management
Desperdício de conhecimento

Área

Operações

Tema

Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

Autores

Nome
1 - Leander Luiz Klein
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP
2 - Patricia Inês Schwantz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP
3 - Gabriel Adolfo Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Reumo

A era da transformação digital e o ritmo acelerado de mudanças, especialmente relacionadas a tecnologia colocam o conhecimento como um dos mais valiosos ativos de uma organização. O desperdício de conhecimento pode ser compreendido como qualquer falha no processo de conversão de conhecimento e sua posterior aplicação. Em Instituições de Ensino Superior, isso pode ser ainda mais crítico, pois elas são promotoras e geradoras de conhecimento. Ademais, Klein et al. (2021) encontraram que o desperdício de conhecimento é o que mais ocorre nessas instituições.
As peculiaridades do conhecimento impõem a necessidade de as organizações pensarem em reduzir desperdícios de conhecimento como uma prática premente. Nesse sentido, a filosofia de gestão Lean e seu conjunto de práticas se destaca ao passo que possui o “combate” ao desperdício como um de seus focos principais. No entanto, pouco se sabe sobre qual a influência de práticas Lean sobre a redução do desperdício de conhecimento? Diante disso, o objetivo é avaliar as relações causais de práticas de gestão Lean sobre o desperdício de conhecimento.
A elaboração da fundamentação teórica do trabalho foi realizada basicamente a partir da literatura sobre práticas Lean na área de educação e de IES. Teve como foco central a definição de práticas aplicáveis as iniciativas Lean em IES e o delineamento de sua relação sobre o desperdício de conhecimento. Também foi definida e esclarecida a medida de desperdício de conhecimento.
Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de uma survey com professores e técnicos administrativos de uma universidade do estado do RS. Foi obtida uma amostra de 837 respondentes que permitiu a realização das análises para o propósito desse artigo. Os dados foram analisados através de estatística multivariada por meio dos softwares SPSS® (v20) e AMOSTM (v20). Dentre as principais técnicas de análise destaca-se a fatorial confirmatório, validade convergente e discriminante, e a Modelagem de Equações Estruturais.
Os resultados demostraram a aceitação de todas as hipóteses de pesquisa propostas, implicando em relevantes diretrizes ao contexto das IES. Destacam-se as relações Lean (caminhos organizacionais internos), onde o suporte da liderança demostrou ter um efeito positivo sobre a melhoria contínua, o treinamento e o envolvimento dos “clientes”. Por segundo, destacam-se os efeitos significativos e negativos das práticas lean estudadas sobre o desperdício de conhecimento.
O objetivo foi alcançado com o desenvolvimento da pesquisa que demonstrou a relação causal entre as práticas Lean estudadas e de que forma elas interagem para redução do desperdício de conhecimento. Portanto, explicitar e fomentar a inicialização de práticas Lean aplicáveis ao contexto das IES pode incentivar as pessoas em todos os níveis a reduzirem desperdícios, especialmente o desperdício de conhecimento.
Gaiardelli, P., Resta, B., & Dotti, S. (2019). Exploring the role of human factors in lean management. International Journal of Lean Six Sigma, 10(1), 339-366. Klein, L. L., Tonetto, M. S., Avila, L. V., & Moreira, R. (2021). Management of lean waste in a public higher education institution. Journal of Cleaner Production, 286, 125386. Salhieh, L., & Abdallah, A. A. (2019). A two-way causal chain between lean management practices and lean values. International Journal of Productivity and Performance Management. 68(5), 997-1016.