CAPACIDADE ANALÍTICA DE BIG DATA
INOVAÇÃO VERDE
DESEMPENHO AMBIENTAL
Área
Gestão da Inovação
Tema
Organização, Processos e Projetos de Inovação
Autores
Nome
1 - FABIANA GIROTTO RIBEIRO UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PORTO ALEGRE
2 - Amarolinda Zanela Klein UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
3 - Elcio de Carvalho UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
4 - ELIENE APARECIDA DE MORAES UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
5 - Alberto Barella Netto UNIVERSIDADE DE RIO VERDE (FESURV) - Rio Verde GO
Reumo
O aumento das pressões de regulamentação ambiental, recursos de ponta, big data, sustentabilidade, ética ambiental e demandas de mercado levam as organizações agrícolas a buscarem novas medidas estratégias para reduzirem o impacto ambiental, melhorar os produtos e sua competitividade, como a Inovação Verde (Green Innovation – GI), fazendo-se necessário o desenvolvimento de capacidades de análise de Big Data (Big Data Analytics Capability - BDAC) para geração de insights contribuindo, assim para o Desempenho Ambiental (Environmental Performance - EP).
No entanto, até o momento, o foco principal dos estudos foi o papel da BDAC no desempenho competitivo da empresa, com pesquisas limitadas em relação ao seu efeito para alavancar a GI e o desempenho ambiental. Este estudo propõe não apenas a entender como é gerada a BDAC, mas como ela pode alavancar a GI, gerando impactos em termos de desempenho ambiental, o que pode contribuir para a competitividade das organização agrícolas. Este artigo consiste em um ensaio teórico que revisa a literatura e gera proposições que irão embasar uma pesquisa empírica sobre o tema.
A abordagem teórica adotada para este estudo são a Visão Baseada em Recursos (Resource-Based View – RBV) e a Visão de Orquestração de Recursos (Resource Orchestration View – ROV).
Este estudo classifica-se como pesquisa qualitativa, positivista. A revisão inicia realizando a definição e aprofundamento do entendimento Big Data, Big Data Analytics, (BDA) Big Data Analytics Capability(BDAC), Green Innovation (GI) e Desempenho Ambiental (EP), em seguida, apresenta-se a base teórica: Visão Baseada em Recursos (RBV) e a Visão de Orquestração de Recursos (ROV), fechando com um framework inicial de pesquisa e elaboração das proposições.
Em uma tentativa de responder às questões de pesquisa apresentadas na introdução deste artigo, a partir da revisão da literatura, elaboramos um framework (a ser testado empiricamente em pesquisa futura) que busca gerar compreensão sobre os recursos e processos de orquestração que criam a Capacidade Analítica de Big Data (BDAC) em organizações agrícolas, identificando os resultados dessa capacidade para a GI e para o EP de organizações desse setor.
A falta de pesquisa e compreensão limitada do tema prejudica a capacidade das organizações de fazer a transição para reestruturar os recursos organizacionais e capitalizar seus investimentos em BDA. Portanto, este ensaio estabelece a base teórica para uma pesquisa empírica que visa gerar insights teóricos e práticos relevantes, tanto para pesquisadores quanto para profissionais, a respeito dessa temática.
Kristoffersen E.; Mikalef,P.; Blomsma,F. & Li, J. (2021) Towards a business analytics capability for the circular economy, Tech. Forecasting & Social Change, 171.
Mikalef, P.; Boura, M.; Lekakos, G.; Krogstie, J. (2019) Big data Analytics Capabilities and Innovation: The Mediating Role of Dynamic Capabilities and Moderating Effect of the Environment. British Jou. of Manag.,30.
Sirmon, D.G., Hitt, M.A., Ireland, R.D., Gilbert, B.A. (2011) Resource orchestration to create competitive advantage: breadth, depth, and life cycle effects. Jou. Manag.,37.