SABERES DOCENTES: percepção e aquisição de saberes vivenciados por professores que atuam em IES do estado de São Paulo em período de pandemia da Covid-19.
Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias
Autores
Nome
1 - Thais Candido de Lima CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
Reumo
Nas últimas décadas estudos referentes aos saberes como o de Shulman(1986), Tardif(2000,2002, 2004), Tardif e Raymond(2000) e Tardif, Lessard, e Lahaye(1991), deixam em evidência que há aquisições de saberes no exercício da docência, advindas desde o início de formação desse profissional até a efetiva prática da profissão. Um dos maiores desafios dos professores desde 2010 até os tempos atuais é compreender seu papel, as tecnologias da informação e o lugar delas no ensino e aprendizagem (Rosa & Cecilio, 2011), visto que a tecnologia propõem um novo arranjo no processo de ensino (Feital,2006)
O estudo apresenta a seguinte questão de pesquisa: Quais são as percepções e os saberes docentes mobilizados pelos professores que atuam em IES brasileiras no período de pandemia da Covid-19?.Com base na problemática estabelecida, elaborou-se como objetivo geral analisar as percepções dos docentes sobre os seus conhecimentos e os saberes presentes em casos da prática de ensino digital vivenciados por docentes que atuam em cursos da área de negócio oferecidos por IES brasileiras.
Tardif (2004) classifica os saberes como um conjunto de competências, conhecimentos e habilidades que o docente deve ter ao exercer a prática da profissão.Nono e Muzukami (2002,2008) afirmam que é na prática da profissão que há o surgimento dos casos de ensino, que são descritos como narrativas, referente aos fatos reais, que aconteceram com professores. A presença da tecnologia propõe novos arranjos no ensino e aprendizagem e consequentemente exigem uma postura diferenciada do docente(Feital,2006), auxiliando em um melhor desempenho dos docentes e aumento da qualidade de ensino (Nganga, 2015)
Para tanto, foi efetuado uma pesquisa descritiva de característica quantitativa- qualitativa, cujos dados foram coletados de duas formas, a primeira foi por meio do questionário TPACK distribuído aos docentes das instituições selecionadas e a segunda por meio da entrevista efetuadas com um docente, que apresentou um caso de ensino em que houve a necessidade de utilização da ferramenta tecnológica para a resolução do conflito, que ocorreu durante período de pandemia do coronavírus.
Com base no questionário distribuído aos docentes, foi possível observar que a maioria deles concordam que possuem os sete conhecimentos abordados pelo questionário TPACK e que são ditos como essenciais para o ensino nos tempos atuais. Na entrevista foi possível observar que para a solução do conflito narrado, houve a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos e tecnológico, conhecidos como primários, porém também houve a necessidade de desenvolver o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, para que o conflito informado no caso de ensino fosse solucionado de forma efetiva.
Com base nos resultados obtidos de ambas as formas, é possível observar que os docentes das IES da cidade de São Paulo possuem os conhecimentos necessários para o ensino nos dias atuais e conseguiram mobilizar os seus saberes para resolver os conflitos apresentados em sala de aula, durante o período de ensino digital.
Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content kanowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Records, 108(6), 1017- 1054.
Nono, M. A., & Mizukami, M. G. N. (2002). Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 83(203/204/205), 72-84.
Tardif, M. (2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, 13, 5-24.