Resumo

Título do Artigo

COMPREENDENDO A PERCEPÇÃO DOS POTENCIAIS CONSUMIDORES DE CARNE À BASE DE PLANTAS USANDO ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS
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Palavras Chave

Carne à base de plantas
Proteínas alternativas
Representações Sociais

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - Maurilio Barbosa de Oliveira da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - MYLENA NERES NUNES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - http://lattes.cnpq.br/9548728520882439
3 - Christiano França da Cunha
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)
4 - CAROLINE PAULETTO SPANHOL FINOCCHIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Escola de Administração e Negócios

Reumo

Em um cenário onde mudanças no padrão de consumo de alimentos da população, sobretudo no que se refere à redução da ingestão de alimentos de origem animal e adição de alimentos de origem vegetal, são determinantes para equacionar as questões relacionadas à saúde individual, à saúde do planeta, ao bem-estar animal e à segurança alimentar (Poore & Nemecek, 2018), a “carnes alternativa" desenvolvida à base de plantas desponta como possivelmente a mais promissora em termos de aceitação pelos consumidores (Onwezen et al., 2021).
Em razão deste potencial e da relevância desse mercado consumidor nota-se a importância de estudos que investiguem a percepção dos consumidores brasileiros para fornecer mais informações quanto ao comportamento de consumo da carne à base de plantas, um gap na literatura, que pretende-se preencher com este artigo. Portanto, objetivamos coletar e analisar informações a respeito da percepção dos consumidores no Brasil sobre carne à base de plantas, por meio da associação de palavras.
O ser humano tem a necessidade básica de atribuir significado à comida e por meio do método de associação de palavras é possível acessar os elementos cognitivos básicos compartilhados por uma população para então descrever suas representações. No contexto do estudo das representações sociais “os testes associativos visam revelar vestígios da memória coletiva e raciocinar sobre a estrutura desta”.
Realizou-se uma pesquisa exploratória, em os dados foram obtidos diretamente pelos pesquisadores para um propósito específico de pesquisa (dados primários). A pesquisa foi realizada com uma amostra acessível de consumidores no Brasil. Este método é não probabilístico, em que membros da população-alvo que atendem a determinados critérios, como a fácil acessibilidade, a proximidade geográfica, a disponibilidade em um determinado momento ou a vontade de participar são incluídos para o propósito da pesquisa. No total, 2.515 respostas foram coletadas.
As associações dos participantes levaram a complexas, e por vezes, antagônicas representações. Embora 82,5% dos entrevistados declararam interesse em experimentar a carne à base de plantas, os verbetes mais recorrentes expressam mais barreiras que facilitadores de um alimento que eles receiam por considerarem não natural. A sustentabilidade e os benefícios para saúde foram citados como pontos positivos.
Se de um lado são necessários esforços relacionados à produção e desenvolvimento desses produtos, do outro fica evidente a necessidade de que as ciências sensoriais e do consumidor e estratégias de marketing se voltem não apenas para minimizar a percepção de que a carne à base de plantas é artificial, mas também para potencializar as associações positivas feitas pelos consumidores.
Poore, J., & Nemecek, T. (2018). Reducing food’s environmental impacts through producers and consumers. Science, 360(6392), 987–992. https://doi.org/10.1126/science.aaq0216 Onwezen, M.C., Bouwman, E.P., Reinders, M., J., Dagevos, H. (2021). A systematic review on consumer acceptance of alternative proteins: Pulses, algae, insects, plant-based meat alternatives, and cultured meat. Appetite, 159 (1). https://doi.org/10.1016/j.appet.2020.105058