1 - rubia alexandra de souza de almeida UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - itajai
2 - marcio muschitz stimamiglio UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
Reumo
O caso de ensino defronta o aluno com a necessidade de identificar os reais motivos para uma alta rotatividade em uma fábrica de peças para máquinas de abate de proteína animal. O problema se agrava em meio a crise global de COVID-19, em virtude do Lockdown mundial, algumas cadeias produtivas foram impactadas e com isso surgem algumas demandas reprimidas, além disso, um novo e pomposo contrato surge em meio a um período de alta rotatividade de colaboradores.
O presente caso para ensino serve para auxiliar o aluno no conhecimento das inúmeras possibilidades e soluções frente aos problemas que surgem durante a gestão de uma empresa industrial. É esperado que o aluno consiga identificar os motivos da alta rotatividade na empresa, que possa propor ações para retenção dos colaboradores e avaliar de que forma o posicionamento estratégico da área de recursos humanos é capaz de contribuir para o bom funcionamento da empresa.
Caso real e com o uso de dados primários para a elaboração foram obtidos em entrevista pessoal com o proprietário da empresa Delta e o setor administrativo que forneceu gráficos e tabelas. Os dados secundários foram obtidos por meio de consulta na homepage da empresa e de site especializado. As funções e salários da empresa Delta foram comparados com salários médios de Santa Catarina obtidos em consulta no site especializado em salários Glassdoor: https://www.glassdoor.com.br/Sal%C3%A1rios/santa-catarina. Acesso em: 25/05/2022.
O caso pode ser aplicado na Graduação em cursos de Administração e Engenharia de Produção, também em Pós-Graduação voltadas para as disciplinas das áreas de negócios e recursos humanos.
J. Maia Del Corso, S. J. Petraski, W. V. Silva, M. Taffarel, Tourism & Management Studies, 10(Special Issue), Gestão estratégica de recursos humanos: identificando o processo de alinhamento estratégico, 2014.
AGAPITO, P. R.; POLIZZI FILHO, A.; SIQUEIRA, M. M. M. Bem-Estar no Trabalho e Percepção de Sucesso na Carreira como Antecedentes de Intenção de Rotatividade. Revista de Administração Mackenzie, 2015.
BELETE, A. k. Turnover intention influencing factors of employees: An empirical work review. Journal of Entrepreneurship & Organization Management, Ethiopia, 2019.