Resumo

Título do Artigo

RELACIONANDO CRIATIVIDADE E CIBERCULTURA: uma revisão sistemática da literatura e proposta de agenda de pesquisa
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Criatividade
Cibercultura
Revisão Sistemática da Literatura

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Mirella Pereira Paes Barretto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - ADMINISTRAÇÃO
2 - Jean Soares da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciência Sociais Aplicadas

Reumo

A criatividade passou a figurar como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento da inovação organizacional (WALIA, 2019). Nesse cenário, em que a criatividade tem sido vista como um algo indispensável às organizações, percebe-se também que o nível de tecnologia, também é um fator ambiental que pode afetar o desenvolvimento criativo das organizações (GLAVEANU; NESS; SAINT LAURENT, 2020). Esse contexto da tecnologia da informação tem dado espaço a diversas temáticas e promovido diversos debates e discussões, como por exemplo, sobre cibercultura.
O artigo busca compreender: como a literatura atual tem discutido a relação entre criatividade e cibercultura? Assim, tem como objetivo revisar de maneira relacionada a produção científica sobre criatividade e cibercultura nos últimos 10 anos, caracterizando estudos recentes na área e identificando apontamentos para avanços no campo.
A criatividade é um passo importante para a inovação (AMABILE, 2012), dessa forma, se a cibercultura possui relações direta com o potencial inovativo das organizações (BÉRGAMO; TEIXEIRA; SILVA, 2017), é provável que o mesmo aconteça com a criatividade. Dessa forma, esse estudo ao apresentar um panorama recente de pesquisas no tema, pode abrir um leque de oportunidades para que novas pesquisas continuem sendo desenvolvidas na temática em questão, considerando os principais apontamentos que podem ainda ser melhor investigados.
Apesar da quantidade relativamente baixa de artigos, a análise apresentou insights interessantes. A leitura dos textos permitiu identificar algumas temáticas emergentes que podem ser utilizadas como direcionamento para pesquisas futuras: (1) Conhecimento, informação e dados compartilhados no ambiente da cibercultura para co-criação, (2) Cibercultura e comportamento dos indivíduos do trabalho; (3) Interação multicultural em espaços virtual; e (4) A Inteligência artificial como um reforço ao pensamento criativo.
Foi possível observar que as características sociais da sociedade permeada por TICs, como a inteligência artificial, o empreendedorismo tecnológico, as mídias sociais, as iniciativas colaborativas de geração de ideias (concursos de ideias, crowdsourcing), e outras ferramentas digitais que podem ser utilizadas pelas organizações, estão sendo relacionadas positivamente pela literatura para o desenvolvimento do trabalho criativo e criatividade organizacional e do indivíduo.
AMABILE, Teresa M. Componential theory of creativity. Harvard Business School. Working Paper, n. 12-096, 2012. BAER, M. Putting creativity to work: The implementation of creative ideas in organizations. Academy of Management Journal, v. 55, n. 5, p. 1102-19, 2012. LÉVY, Pierre. The universal withouttotality: theessenceofcyberculture. Media and social perception, p. 191-208, 1999.