Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES RELACIONAIS EM SUPPLY CHAIN: O CASO DAS CERVEJARIAS ARTESANAIS CATARINENSES
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Supply Chain
Encadeamento Produtivo
Stakeholders.

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Péricles Luiz Brustolin
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) - Chapecó
2 - Simone Sehnem
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
3 - Susana Carla Farias Pereira
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Departamento de Administração da Produção
4 - Charbel Jose Chiappetta Jabbour
University of Lincoln - Lincoln Business School

Reumo

Este trabalho analisa distinções nas capacidades relacionais de cooperações desenvolvedoras de cadeias de suprimentos de cervejarias artesanais. Foram pesquisadas lideranças do setor cervejeiro artesanal, prestadores de atividades de suporte ao setor, gestores públicos e empresas focais selecionadas. Analisa o nível de cooperação na adoção de estratégias de estreitamento de laços entre stakeholders da cadeia produtiva de cervejarias artesanais
Como ocorrem e quais as distinções existentes nas capacidades relacionais de cooperações desenvolvedoras de cadeias de suprimentos de cervejarias artesanais? O objetivo do estudo consiste em analisar a ocorrência e distinções existentes nas capacidades relacionais de cooperações desenvolvedoras de cadeias de suprimentos de cervejarias artesanais.
Capacidades relacionais são estruturas de gestão e governança que criam valor e aprendizado para alcançar metas (Zhang & Zhu, 2020) compreendidos como competências técnicas e interpessoais com a finalidade de gerenciar alianças (Costa et al 2012) Colaboração é a necessidade de obter ganho inalcançável individualmente (Khoja et al 2021) Relações cooperativas visam o alcance simultâneo de objetivos individuais e coletivos. Arranjos colaborativos descrevem que o principal objetivo das organizações é alcançar vantagem competitiva por isso adotam estratégias de colaboração mútua (Heugen et al 2002)
Trata-se de pesquisa qualitativa, seguindo princípios da triangulação de dados em uma abordagem de estudo de caso exploratória em setor em franca ascensão na economia brasileira. Foram feitas 32 entrevistas em profundidade, resultando em mais de 28 horas de gravação, totalizando 436 páginas de transcrição, associado a análise de dados secundários, documentos e website. O objetivo foi conhecer o processo de colonização e aspectos culturais locais, relevantes para conhecer as especificidades sustentadoras das cervejarias artesanais, capazes de promover um engajamento de stakeholders.
Os resultados da pesquisa mostram que os casos que têm uma postura mais proativa na adoção de práticas de cooperação e relacionamento tendem também a ter uma gestão mais eficaz dos fatores críticos de sucesso da cadeia de suprimentos; as empresas com melhor desempenho também são apoiadas pela alta direção, cujo perfil de gestão está alinhado às premissas de encadeamento produtivo, engajamento e integração de stakeholders em prol da cooperação e da ativação das capacidades relacionais.
i) Entre as empresas estudadas, as empresas mais proativas em relação à mobilização de capacidades relacionais também demonstraram melhor gestão de fatores críticos de sucesso; ii) com base nesses casos, os gestores públicos que oferecem suporte e soluções para os problemas e dificuldades que o setor cervejeiro enfrenta, tendem a obter uma satisfação maior das lideranças empresariais quanto a performance da sua empresa; iii) as empresas menos proativas nos quesitos cooperação e ativação das capacidades relacionais tendem a enfrentar maiores desafios e tensões.
Costa, P. R., Porto, G. S., and Silva, A. T. B. (2012). Capacidades dinâmicas de inovação e cooperação: aspectos da trajetória e da maturidade das multinacionais brasileiras. XV SEMEAD. São Paulo, Brasil. Khouja, Ahmed et al. (2021). Collaborative Interorganizational Relationships in a Project-Based Industry. Buildings, v. 11, n. 11, p. 502, 2021. Zhang, F., and Zhu, L. (2020). Firm collaborative capability and new product development performance: the mediating role of heterogeneous knowledge acquisition. International Journal of Emerging Markets. Vol. 16 No. 8, pp. 1502-1524