Internacionalização
Ensino superior
Estratégia institucional
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Processo Estratégico nas Organizações
Autores
Nome
1 - Fernando Gazzoni UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Flavia Luciane Scherer UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
3 - Soraya de Souza Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
4 - Ivanete Schneider Hahn UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE (UNIARP) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade
5 - Cristina Anita Cassol UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
As necessidades impostas pelo mercado e pela globalização, fizeram com que a internacionalização deixasse de ser algo optativo para as instituições de ensino (MOROSINI; CORTE, 2018). Logo, formas de internacionalização devem ser analisadas, como a internacionalização at home (IaH), ou doméstica, a internacionalização do currículo (IoC) e a internacionalização do tipo comprehensive, ou abrangente, ou integral (MOROSINI, 2017), sendo esta última o foco deste estudo.
Este artigo se dedica a análise do conjunto das ações de internacionalização previstas nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos Planos de Internacionalização (PI) de Universidades Federais, de modo compreender se estas representam internacionalização abrangente, sob a ótica dos atores institucionais.
- 2 REFERENCIAL TEÓRICO
- A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
- Internacionalização abrangente (Comprehensive Internationalization)
LÓCUS DE ANÁLISE: Para composição da amostra da pesquisa adotou-se uma amostra não-probabilística por acessibilidade ou conveniência, optou-se pela escolha das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul para compor a amostra da presente pesquisa.
COLETA DE DADOS: Na Fase I utilizou-se a pesquisa documental como forma de coleta dos dados. Na Fase II buscou-se coletar dados junto aos atores institucionais.
ANÁLISE DOS DADOS: Abordagem multimétodos, com análise individual, análise de conteúdo, análise univariada e análise dos dados quantitativos.
A internacionalização é tema recorrente no planejamento, no entanto, em algumas instituições, de forma bastante genérica, não permitindo ser considerada um tema central para as instituições e com a abrangência necessária para todas as unidades institucionais. O processo de internacionalização abrangente reconhece as diferentes formas de internacionalização, não há uma única ação ou estratégia de internacionalização. Busca-se uma integração e abrangência entre as diferentes políticas de internacionalização da instituição com o intuito de alterar a cultura institucional para o processo.
É possível concluir que a internacionalização ainda não é um processo de construção conjunta, sendo uma construção de cada instituição e, ainda, no nível institucional, restrita a poucas pessoas e a uma área de ações. Em um pensamento abrangente de internacionalização, o processo atual não apresenta a centralidade, integração e a abrangência necessária para a internacionalização institucional.
MOROSINI, M. C. et al. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, p. 13-37, 2016.
MOROSINI, M. C.; CORTE, M. G. D. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista educação em questão (online), v. 56, p. 97-120, 2018.