intenção de viajar
percepção de risco
comportamento do consumidor
Área
Marketing
Tema
Comportamento do Consumidor
Autores
Nome
1 - ANDRESSA HENNIG SILVA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Douglas Machado da Silva FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Sant'Ana do Livramento
3 - Mikaela Daiane Prestes Floriano UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
Reumo
A decisão de viajar, envolve diferentes riscos, como a incerteza em relação as condições do destino turístico, riscos psicológicos relacionado a satisfação e avaliação da decisão do destino, risco financeiro, como a ocorrência de despesas inesperadas, contudo, no contexto da pandemia, um dos riscos mais percebidos pelos turistas diz respeito ao risco físico relacionado à saúde, devido a exposição ao vírus da Covid-19 (CHANG, 2009; SÁNCHEZ-CAÑIZARESDE et al., 2020).
Este estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a relação entre percepção de risco de contágio e intenção de viajar dos consumidores diante da pandemia do Covid-19?
Objetivos específicos: i) Descrever o perfil da amostra estudada; ii) Analisar a intenção de viajar no contexto da pandemia e a percepção de risco de contágio em viagens e, iii) Identificar as diferenças dos consumidores em relação as características individuais: gênero; ter contraído o vírus; se perdeu alguém próximo em decorrência da contaminação pelo vírus.
2.1 Comportamento do consumidor na pandemia do Covid-19 e a percepção de risco de contágio
Wang et al. (2020); Costa (2020) ; Del Chiappa, Bregoli e Atzeni (2021)
2.2 Turismo e intenção de viajar no contexto da pandemia
Romagosa (2020); OMT (2020); Gössling, Scott e Hall (2020).
A presente pesquisa se caracteriza como de abordagem quantitativa, descritiva, sendo que o método empregado foi o survey. Os dados foram coletados através de questionários on-line, totalizando uma amostra de 542 respondentes. A análise dos dados deu-se através de estatística descritiva, teste de correlação de Spearman, e teste de amostras independentes Mann-Whitney. Ressalta-se que os testes não-paramétricos foram eleitos, tendo em vista que a distribuição dos dados figura como não normal, tal resultado foi advindo do teste de Kolmogorov-Smirnov.
Os principais resultados apontam que identificou-se que a maioria dos é do gênero feminino, a faixa entre 18 a 22 anos, residentes na região de Uruguaiana/RS. No que se refere a dados pessoais relacionados a pandemia, apenas 20,8% pertencem ao grupo de risco, a maioria não contraiu o vírus, dado esse que pode ser explicado através do grande índice de respondentes vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19 quanto maior a percepção de risco de contaminação menor é a intenção de viajar.
Ao finalizar este estudo que versou sobre a intenção de viajar no contexto da pandemia e a percepção de risco de contágio em viagens, é possível afirmar que os objetivos anteriormente propostos, foram alcançados. Sendo que, a pesquisa contribuiu com acervo emergente de investigações sobre as consequências da pandemia no setor do turismo. Os resultados encontrados, indicam que pessoas que contraíram o vírus e perderam alguém próximo em decorrência da doença, apresentam diferenças na intenção de viajar; homens e mulheres não apresentam diferenças na intenção de viajar.
GÖSSLING, S., SCOTT, D.; HALL, C. Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, v. 29, p. 1-20, 2020.
KIRK, C.; RIFKIN, L. I'll Trade You Diamonds for Toilet Paper: Consumer Reacting, Coping and Adapting Behaviors in the COVID-19 Pandemic. Journal of Business Research, 2020.
SÁNCHEZ-CAÑIZARESDE, S.; CABEZA-RAMÍREZ, L.; MUÑOZ-FERNÁNDEZ, G; FUENTES-GARCÍA, F. Impact of the perceived risk from Covid-19 on intention to travel. Current Issues in Tourism. v. 24, n. 7, p. 970-984. 2020.