Engajamento de Stakeholders
Desempenho Financeiro Corporativo
Desempenho Social Corporativo
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Estratégia Corporativa e de Stakeholders
Autores
Nome
1 - Anderson Antônio de Lima UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - MEMORIAL
2 - Benny Kramer Costa UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
3 - Thiago de Luca Santana Ribeiro UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial Barra Funda
4 - Eduardo Mesquita de Sousa UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
Reumo
Embora a literatura de engajamento de stakeholders tenha enfatizado a relevância teórica e prática para o construto, a pesquisa resultou em uma área de estudos heterogênea, multifacetada e até mesmo fragmentada (Kujala et al. 2022). Muitos pesquisadores, especialmente na área de negócios e sociedade, bem como na literatura de gestão e estratégia, baseiam-se na Teoria dos Stakeholders ( Freeman, 1984 ; Freeman et al., 2010 ) e compreendem o engajamento dos stakeholders como uma ferramenta para colocar em prática os princípios da Teoria dos Stakeholders (Freeman et al., 2017 ; Greenwood, 2007).
Ainda existem diversas lacunas teóricas e gerenciais sobre o papel do engajamento de stakeholders no desempenho das organizações. Parte deste problema (lacuna) reside no fato do desempenho ser um conceito amplo e por ser formado por diversos indicadores (Boaventura et al. 2019). Entretanto o desempenho organizacional tem sido investigado em duas dimensões que são desempenho financeiro corporativo e o desempenho social corporativo. , este estudo tem como objetivo analisar os efeitos dos níveis de engajamento de stakeholders no desempenho financeiro corporativo e desempenho social corporativo
Com relação ao desempenho organizacional a perspectiva dos stakeholders afirma que lidar com as necessidades de múltiplos stakeholders, simultaneamente, atrai investimentos de investidores socialmente conscientes, isso contribui para melhorar a competitividade da organização (Kapstein, 2001; Ansong, 2017). Um bom histórico de desempenho social facilita o acesso de uma empresa aos mercados financeiros, reduzindo assim as restrições de crédito que normalmente enfrentam empresas menores (Cheng et al. 2014; Albuquerque, Koskinen & Zhang, 2019).
A abordagem desta pesquisa é quantitativa, viabilizada por meio de análise multivariada de dados, que trata-se de um conjunto de técnicas para analisar dados que possuem a característica de expansão e que incluam diversas situações de pesquisa. Estes métodos possibilitam uma análise concomitante de múltiplas variáveis em um único conjunto de relações, possibilitando a compreensão de comportamentos complexos e permitindo preservar as correlações naturais entre as múltiplas influências, sem isolar qualquer indivíduo ou variável (Hair et al. 2009).
O objetivo principal do estudo foi alcançado, as hipóteses de efeito direto foram confirmadas, (h1, h2, h3, h4, h5, h6 e h7), isto permite afirmar que quanto maior o engajamento de stakeholders maior será o desempenho social corporativo e o desempenho financeiro corporativo. As hipóteses h1 e h2 contataram que o engajamento de stakeholders influencia positivamente o desempenho financeiro corporativo e as hipóteses h3, h4, h5, h6 e h7 que o engajamento de stakeholders influencia positivamente o desempenho social corporativo. Estas eram as premissas principais desta pesquisa.
Foi identificado por meio da análise realizada que em diferentes contextos a interação entre a organização com seus stakeholders é capaz de potencializar os resultados financeiros e sociais das organizações no mercado em que ela está inserida, por outro lado a inexistência ou a deficiência na interação pode limitar o desempenho e, consequentemente, a competitividade. Este resultado é convergente com a literatura que afirma que organizações que criam ambientes interativos com seus stakeholders se tornam mais competitivas comparadas a organizações que não desenvolvem ações de engajamento.
Boaventura, J. M. G., Silva, R. S. D., & Bandeira-de-Mello, R. (2012). Performance Financeira Corporativa e Performance Social Corporativa: desenvolvimento metodológico e contribuição teórica dos estudos empíricos. Revista Contabilidade & Finanças, 23, 232-245.
Greenwood, M. (2007). Stakeholder engagement: Beyond the myth of corporate responsibility. Journal of Business ethics, 74(4), 315-327.
Stocker, F., & de Mascena, K. M. C. (2019). Orientação e gestão para stakeholders no processo de decisão organizacional. Revista de Gestão e Secretariado, 10(1), 167-191.