Vulnerabilidade do Consumidor
Marketing e Sociedade
Macromarketing
Área
Marketing
Tema
Marketing e Sociedade
Autores
Nome
1 - Rômulo Benício Lucena Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UAAC/PPGA
2 - Edvan Cruz Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UAAC
3 - Petruska de Araujo Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
A vulnerabilidade do consumidor é definida como consumidores que são mais suscetíveis a danos econômicos, físicos ou psicológicos, devido a características que limitam sua capacidade de maximizar seus sentimentos de bem-estar (SMITH; COOPERMARTIN, 1997). O conceito de vulnerabilidade do consumidor fornece um rótulo unificador para uma variedade de estudos com foco nas consequências sociais do consumo para diferentes grupos de pessoas em um amplo contexto de marketing.
O artigo tem a intenção de responder ao seguinte questionamento: Quais os fatores antecedentes da vulnerabilidade do consumidor, em termos de produção científica? Na finalidade de responder essa pergunta, o artigo tem como objetivo mapear os fatores antecedentes dos consumidores em situações de vulnerabilidade em ambientes de consumo, em termos de produção científica nas diversas experiências de compras, bem como propor uma agenda de estudos futuros.
O conceito de vulnerabilidade é um termo conhecido por muito tempo, visto que foi primeiramente trabalhada por David Caplovitz, em 1963, em seu livro The poor pay more:consumer practices of low-income families, mas somente na década de 1990 houve progresso nas pesquisas em Marketing e Consumo.A vulnerabilidade dos consumidores está relacionada às condições humanas individuais em diversas situações difíceis em sua experiência de compra (HILL; SHARMA, 2020). Os autores destacam que essas condições humanas podem estar relacionadas a características pessoais, fenômenos sociais, forças ambientais.
Os achados permitiram identificar os principais fatores que podem anteceder a vulnerabilidade do consumidor. No artigo foram percebidos os principais autores, bem como as abordagens mais usadas nos estudos e os principais periódicos que publicam artigos sobre vulnerabilidade do consumidor. Foram feitas análises de cocitação e co-words que permitiram identificar os fatores antecedentes.
O presente estudo pode concluir que apesar da amplitude de entendimento sobre a vulnerabilidade do consumidor, é preciso explorar mais sobre os fatores que antecedem à vulnerabilidade, isso porque, essas evidências trazem o entendimento mais claro e o aprimoramento de uma teoria que consubstancie o conceito. A vulnerabilidade do consumidor está em fase de construção teórica e cada vez mais vem sendo mais robusto.
BAKER, S. M. Consumer normalcy: Understanding the value of shopping through narratives of consumers with visual impairments. Journal of Retailing, v. 82, n. 1, p. 37–50, 2006.
BAKER, S. M.; GENTRY, J. W.; RITTENBURG, T. L. Building understanding of the domain of consumer vulnerability. Journal of Macromarketing, v. 25, n. 2, p. 128-139, 2005.
HILL,R.P;SHARMA, E.Consumer vulnerability,Journal of Consumer Psychology, v.30 v.3, p.551-570,2020.
ROSENBAUM,M.S.;SEGER-GUTTMANN,T.;GIRALDO, M.Commentary: Vulnerable consumers in service settings. Journal of Services Marketing, v.31, n. 5,p.309-312, 2017