Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DAS ESTRUTURAS NORMATIVAS E DO CURRÍCULO OCULTO DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Universidade
Estruturas Normativas
Currículo Oculto

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Bárbara Galleli
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Administração
2 - Gabriele da Cunha Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

As universidades têm tomado um espaço proeminente no que concerne ao Desenvolvimento Sustentável (DS). Em meio a diversas estratégias, a normalização das atividades institucionais e o direcionamento de suas estruturas normativas, como planejamentos institucionais e projetos de curso, são iniciativas consideradas e estudadas neste artigo sob a ótica da Teoria Institucional. Em contraponto, mostra-se emergente o conceito do currículo oculto, em referência ao que permanece oculto nas interações informais no caminho educacional que pode ser utilizado parâmetro dos desdobramentos da prática.
Pouco se sabe sobre os processos específicos de implementação que levam à institucionalização do DS nas universidades, sobretudo em relação a suas estruturas. Também desconhecido é o campo de estudos sobre o currículo oculto. Com objetivo de contrastar declarações formais sobre currículos e as características superficiais da interação educacional, apresenta-se como problema de pesquisa: Como as estruturas normativas e o currículo oculto das universidades estão relacionadas em contribuição para o Desenvolvimento Sustentável?
Aprofunda-se o papel das universidades para o Desenvolvimento Sustentável, e por conseguinte, a delimitação das estruturas normativas da universidade e o currículo oculto. A Teoria Institucional é utilizada no trabalho como parâmetro de evidências das pressões externas, como infligem as mudanças organizacionais da universidade e a sua contribuição para o DS. Os Pilares Institucionais destacam a modulação do comportamento, e aproxima-se do pilar normativo, porque possui como base a preocupação com as expectativas sociais e a dimensão prescritiva.
Foi elaborada uma estrutura gráfica analítica para compreensão das relações entre estruturas normativas e o currículo oculto das universidades em direção a contribuição para o DS. Evidenciou-se convergências e divergências e como os conceitos comportam-se como barreiras ou incentivadores nas atividades da universidade. Além disso, foram apresentados seis potenciais áreas para estudos em uma agenda de pesquisa.
Com a estrutura analítica proposta, é possível compreender as relações entre estruturas normativas e o currículo oculto das universidades em direção à contribuição para o Desenvolvimento Sustentável. Percebe-se que a dinâmica entre os conceitos incide sobre a contribuição da universidade para o DS, ou seja, afeta nos resultados educacionais. Esta revisão exploratória da literatura aponta que são necessários mais estudos sobre a temática a fim de reduzir o distanciamento entre as normas e a realidade, fazendo com que as contribuições da universidade para o DS se amplifiquem.
Cotton, D., Winter, J., & Bailey, I. (2013). Researching the hidden curriculum: intentional and unintended messages. Journal of Geography in Higher Education, 37(2), 192–203. Leal Filho, W., et al… (2021). Mapping sustainability initiatives in higher education institutions in Latin America. Journal of Cleaner Production, 315(June). Scott, H. R. (2008). Institutions and Organizations: Ideas, Interests, and Identities (4th ed). SAGE Publications.