Resumo

Título do Artigo

O DESAFIO DA NOTCO. NO MERCADO DE PLANT-BASED NO BRASIL
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Palavras Chave

NotCo.
plant-based
desenvolvimento de novo mercado

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Iara Cristina de Fátima Mola
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Samanta Philippi Cecconi
Escola Germinare (Instituto J&F) - São Paulo
3 - Denise Mitiko Murasaki
Escola Germinare (Instituto J&F) - São Paulo

Reumo

Este caso de ensino apresenta uma síntese da trajetória percorrida pelos chilenos Matías Muchnick, Pablo Zamora e Karim Pichara desde a sua formação até a sua associação em 2015 para a criação de uma startup que, em 2021, seria eleita uma das mais inovadoras do mundo: a NotCo. E, na esteira dessa trajetória, apresenta também o contexto de mercado no qual ela se situa, agora diante de um novo desafio no Brasil: acelerar o desenvolvimento de novo mercado, mediante a criação de awareness, tanto em razão do desejável conhecimento da marca quanto quanto em função do que ela deseja para o futuro.
Mediante o conhecimento mais ampliado a respeito de uma marca cujas proposta e atuação são reconhecidas como “inovadoras” pelo próprio mercado, bem como mediante o conhecimento mais aprofundado acerca do segmento de plant-based no Brasil, este caso de ensino tem como principal objetivo estimular a reflexão dos alunos quanto a possíveis soluções para que marca analisada possa acelerar o desenvolvimento de novo mercado, alcançando aquilo a que se propôs a curto e médio prazos.
Os dados para a construção deste caso foram todos coletados da internet, a partir de fontes de reconhecida credibilidade em território nacional e, sobretudo, a partir do próprio website da NotCo. De modo mais específico, reproduzidas mediante o discurso indireto, foram obtidas informações de cada um dos três sócios tanto por meio do seu perfil no LinkedIn quanto via o próprio website da NotCo. A essas, somaram-se também os dados levantados por intermédio de pesquisa criteriosa, na qual se privilegiaram matérias publicadas por veículos de comunicação especializados no mundo dos negócios.
As disciplinas nas quais se estima que o presente caso de ensino possa ser mais bem aproveitado são aquelas que compreendem, entre outros, os estudos introdutórios em Administração Estratégica, Administração de Marketing, Planejamento de Marketing, Inovação, Criatividade e Novos Modelos de Negócios, Marketing Estratégico, tanto quanto qualquer outra cuja discussão o caso possa fomentar, sobretudo no tocante ao desenvolvimento de novo mercado.
AAKER, D. On Branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2005. CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: da intenção aos resultados. São Paulo: Atlas, 2020. HOOLEY, Graham J.; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. TAVARES, M. C. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998.