Comportamento de Cidadania Organizacional
Administração
Gênero
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Valores, Sentidos e Vínculos no/do trabalho
Autores
Nome
1 - Luana Isabele Olimpio Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Benfica
2 - Bruno Chaves Correia-Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC-P
3 - Luis Eduardo Brandão Paiva UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Tereza Cristina Batista de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
Reumo
O Comportamento de Cidadania Organizacional é um conjunto de atos espontâneos dos empregados que podem trazer consequências e benefícios à organização (SIQUEIRA, 2013). Ademais, os comportamentos individuais discricionários, não diretos ou explicitamente reconhecidos pelo sistema de recompensa formal, buscam promover o funcionamento eficaz da organização. A compreensão dos processos administrativos, frequentemente chamada comportamento organizacional, busca ampliar a formação dos administradores, levando-os ao estudo de pessoas, grupos e suas interações nas estruturas organizacionais.
Com o intuito de ampliar compreensões e entendimentos sobre o comportamento de cidadania organizacional dos estudantes, surge o seguinte questionamento para o desenvolvimento desta pesquisa: qual o nível de Comportamento de Cidadania Organizacional percebido por discentes do curso de Administração no seu ambiente de trabalho? Esta pesquisa tem como objetivo geral, portanto, analisar a percepção de Comportamento de Cidadania Organizacional de discentes de Administração no seu ambiente de trabalho.
O termo cidadania indica comportamentos individuais e cooperativos que estão vinculados ao sujeito. Nos anos de 1980, estudos sobre comportamento organizacional receberam interesse em saber as motivações que levam alguns trabalhadores a terem certos comportamentos no ambiente organizacional, uma vez que eles, muitas vezes, realizam tarefas que vão além daquelas que são atribuídas ao seu cargo. Enquanto alguns trabalhadores fazem mais do que o esperado, outros só fazem exatamente o que tem na descrição do seu cargo e essas características são as dos Comportamentos de Cidadania Organizacional.
Foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva. Desse modo, obteve-se uma amostra de 258 indivíduos do curso de Administração, sendo 181 alunos de instituições públicas e 77 alunos de instituições privadas, localizadas na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Adotou-se a Escala de Comportamento de Cidadania Organizacional (ECCO), de Bastos, Siqueira e Gomes (2014), contemplando as dimensões: Sugestões Criativas, Divulgação da Imagem Organizacional e Cooperação com os Colegas de Trabalho. Os dados foram tratados e analisados com o uso da estatística descritiva e da correlação de Pearson.
Os resultados possibilitaram inferir que o fator Cooperação com os Colegas de Trabalho obteve maior repetição do Comportamento de Cidadania Organizacional, demonstrando predominância já encontrada em estudos anteriores nacionais que também utilizaram a ECCO. Ademais, a Cooperação com os Colegas de Trabalho é praticada em maior nível por mulheres e por estudantes que trabalham em organizações públicas. O fato de estudar em IES pública ou privada não apresentou diferença significativa. Embora haja correlações significativas entre as três dimensões de CCO, nenhuma se apresentou em nível forte.
De modo geral, conclui-se que há percepção significativa de Comportamentos de Cidadania Organizacional entre os estudantes pesquisados, especialmente no que diz respeito à Cooperação com Colegas de Trabalho. Além de que quanto maior o comprometimento afetivo dos trabalhadores, maior o nível de Defesa da Imagem da Organização e quanto maior o engajamento, maior o nível de Sugestões Criativas. Além de que as mulheres tendem a cooperar com colegas de trabalho mais do que os homens.
BOWDITCH, J. L; BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. Edição Revista. 1ª. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
ORGAN, D. W. Organizational citizenship behavior: Recent trends and developments. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, v. 80, p. 295-306, 2018.
SIQUEIRA, M. M. M. Novas medidas do comportamento organizacional. São Paulo, SP: Artmed, 2013.