Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL AUXILIANDO ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇO A MELHORAREM SEUS RESULTADOS COM A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
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Palavras Chave

Transformação Digital
Aprendizagem Organizacional
Área de Serviços

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - CLAUDIO JARDIM VARGAS
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Administração de Empresas
2 - Jerônimo Henrique Portes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Diógenes de Souza Bido
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas
4 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

A tecnologia digital está na base de boa parte das mudanças pela qual passa a nossa sociedade e, por consequência, traz diferentes oportunidades e desafios para as organizações. As organizações precisam se transformar digitalmente para conseguir competir em ambientes de competição crescente nos quais é necessário estar atualizado com as últimas inovações tecnológicas. Segundo Schwab (2016, p.21) “a questão as indústrias e empresas, sem exceção, não é mais ‘haverá ruptura em minha empresa?’ mas ‘quando ocorrerá a ruptura, quanto irá demorar e como ela afetará a minha organização'".
Este estudo está centrado na busca de relações entre AO e TD objetivando responder: De que maneira a Aprendizagem Organizacional pode auxiliar as organizações de serviço a melhorarem seus resultados frente a processos de Transformação Digital? Pressupõem-se que a Aprendizagem Organizacional pode influenciar positivamente a relação entre a transformação digital e os resultados obtidos pelas organizações. Os objetivos específicos deste estudo são, no nível organizacional, (1) avaliar se existe relação entre TD e AO e (2) analisar de que maneira a AO influencia resultados da TD.
Para Schwab (2016), a primeira Revolução Industrial ocorreu por volta de 1760-1840 motivada pela invenção da máquina a vapor. A segunda foi do final do século XIX até meados do século XX marcada pela eletricidade e a produção em linhas de montagem. A terceira trata da revolução digital ou do computador e engloba inovações tecnológicas como a computação em mainframe (década de 1960), computação pessoal (década de 1970) e a Internet (década de 1990). O autor defende que a Quarta Revolução Industrial se baseia, dentre outros fatores, na revolução digital e na evolução das tecnologias digitatais.
A pesquisa adota uma abordagem baseada em evidências para cumprir com seus objetivos (Tranfield et al., 2003). A estratégia de pesquisa utilizada conta com uma revisão da literatura utilizando processos científicos e transparentes que possibilitam sua replicação (Tranfield et al., 2003) e uma análise temática baseada em Flores (1994). Posteriormente foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória baseada em entrevistas com gestores de empresas do setor de serviços, objetivando capturar suas percepções sobre as relações existentes entre transformação digital e aprendizagem organizacional.
Da análise efetuada, foram identificados 29 diferentes códigos, que foram agrupados em 10 diferentes categorias baseando-se na afinidade temática entre os códigos. Após uma longa reflexão dos autores em relação às 10 categorias que emergiram do estudo, decidiu-se agrupá-las (para fins didáticos) em cinco dimensões que representam as relações entre TD e AO. Essas cinco Dimensões são: 1) O que Influencia a Aprendizagem; 2) Como se Aprende; 3) Quem Aprende; 4) Porque se Aprende; 4) Contexto. A partir das análises efetuadas, foi proposto um modelo sistematizado das relações entre AO e TD.
A Aprendizagem Organizacional mostrou-se relevante para a aceleração das Transformações Digitais que vêm ocorrendo, que continuarão ocorrendo, e que impactam as organizações. Identificou-se também uma carência de literatura prévia relacionando estes dois construtos (Transformação Ditial e Aprendizagem Organizacional), o que motivou a realização deste estudo. A pesquisa empírica dedutiva de base exploratória juntamente com a robusta revisão da literatura realizada possibilitou a emergência de conceitos que possibilitaram sistematizar estas relações.
Caputo, A., Pizzi, S., Pellegrini, M. M., & Dabić, M. (2021). Digitalization and business models: Where are we going? A science map of the field. Journal of Business Research, 123(September 2020), 489–501. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.09.053. Flores, J. G. (1994). Análisis de datos cualitativos: aplicaciones a la investigación educativa. Promociones y Publicaciones Universitarias. Heideman Lassen, A., & Waehrens, B. V. V. (2021). Labour 4.0: developing competencies for smart production. Journal of Global Operations and Strategic Sourcing, 14(4), 659–679.