Resumo

Título do Artigo

CICLO DE VIDA DO USO DE SHADOW IT NAS ORGANIZAÇÕES – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ciclo de Vida
Shadow IT
Revisão Sistemática de literatura

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

Autores

Nome
1 - Henrique Garcia Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
2 - Antonio Carlos Gastaud Maçada
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Pietro Cunha Dolci
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC) - PPGA

Reumo

O uso de tecnologias não autorizadas ou desconhecidas pelo setor de TI para realizar tarefas de trabalho, é chamado de Shadow IT (SIT) (HAAG; ECKHARDT, 2017). Esse fenômeno tem ganhado proporção à medida que o acesso à tecnologia e a facilidade de sua utilização tem se propagado. Por conta do surgimento de novas gerações tecnológicas, os Sistemas de Informações (SI) seguem um ciclo de vida parecido com o de um produto, passam por fases de introdução, crescimento rápido, maturação e declínio (KIM, 2003). Apesar do SIT estar fora do escopo de TI da empresa, seu uso segue um ciclo de vida.
A gestão de TI, vê um crescente desafio devido aos diversos riscos associados ao uso de TI não autorizado e, muitas vezes, desconhecido pelo departamento de TI. Estudos realizados têm como característica abordar apenas parte do ciclo de vida do uso de SIT. Fürstenau; Rothe; Sandner (2021) aconselham que estudos futuros possam tornar mais explícitas as dinâmicas temporais e outras transições do ciclo de vida. Este estudo visa realizar uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar os fatores que representem o ciclo de vida do uso do SIT nas organizações.
Com objetivo de contemplar mais amplamente o ciclo de vida da adoção de SI, Liao, Palvia e Chen (2009) propõem a Teoria da Continuação da Tecnologia (Technology Continuance Theory – TCT). Outra lente teórica em estudos sobre adoção e abandono é a Teoria do Rebanho (Herd Behavior), que diz respeito ao comportamento das pessoas em pensar ou agir na mesma direção (RAAFAT; CHATER; FRITH, 2009).O uso de SIT se trata de um fenômeno cuja adoção ocorre a nível individual, porém, seu ciclo de vida acontece dentro da organização.
Foram selecionados 114 artigos de periódicos científicos e congressos da área de SI. A partir da análise quantitativa e qualitativa dos artigos selecionados foi possível elaborar os fatores relacionados ao ciclo de vida do uso de SIT nas organizações. A experiência do usuário, a utilidade percebida, a imitação, os riscos percebidos e as técnicas de neutralização são os fatores antecedentes, já a continuidade e a descontinuidade de uso foram os fatores consequentes encontrados na revisão da literatura, estes últimos moderados pela Governança de TI.
O uso de SIT têm ganhado evidência, dado o aumento de publicações sobre este assunto ao longo dos anos. As pesquisas sobre SIT se concentram em 3 grandes grupos: o uso de SIT como tema central; o foco no usuário/empregado; e o foco na organização/gerenciamento. Concluímos que o ciclo de vida é composto por antecedentes relacionados aos fatores de adoção, seguidos do uso, e tendo como consequentes os fatores de continuidade e descontinuidade. Estes últimos sendo moderados pela governança de TI. Propomos então um modelo que representa o ciclo de vida do uso de SIT.
FUERSTENAU, D.; ROTHE, H.; SANDNER, M. Leaving the Shadow: A configurational approach to explain post-identification outcomes of Shadow IT systems. Business e Information Systems Engineering, v. 63, Apr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17705/1CAIS.04103. MALLMANN, G.; PINTO, A.; MAÇADA, A. C. Shedding light on Shadow IT: Definition, related concepts, and consequences. Information Systems for Industry 4.0. Lecture Notes in Information Systems and Organisation, v. 31, p. 63-79, May. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-14850-8_5.