Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: Modo de Entrada de uma Empresa Angolana do Setor de Bebidas em Portugal
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Palavras Chave

Estratégia de Internacionalização.
Internacionalização de empresas africanas.
Alianças estratégicas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Márcio Shoiti Kuniyoshi
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias
2 - Crisomar Lobo de Souza
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA ADM
3 - Adriana Buarque de Gusmão Freitas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuárias

Reumo

Hoje, no cenário globalizado de alta competividade, muitas empresas de países em desenvolvimento estão em seu processo de expansão, de internacionalização das suas empresas. As rápidas taxas de crescimento nos países de mercado em desenvolvimento resultaram em um crescente interesse pelo potencial de mercado desses países. Nesse sentido, surge a necessidade de desenvolver estratégias divergentes para diferentes mercados, e não apenas concentrar-se na incorporação das mesmas estratégias em todos os mercados (DOUGLAS; CRAIG, 2010).
Ibeh et al. (2012), expressam que a internacionalização de empresas de países africanos no contexto global ainda é um fenômeno recente, que a participação da África no comércio internacional e no comércio mundial tem sido um tema de intensos debates e pesquisa de acadêmicos, profissionais e políticos durante várias décadas. Consequentemente, este estudo objetivou investigar o tema processo de internacionalização de empresas africanas, buscando identificar os fatores facilitadores e dificultadores do processo, bem como os principais resultados.
Quando uma empresa decide internacionalizar a sua atividade, terá de elaborar uma estratégia para enfrentar inúmeros desafios para ter sucesso no mercado global. Essas estratégias devem incluir etapas bem planejadas pelas quais as empresas devem passar (DUMITRESCU; PARASCHIV; NIȚU, 2019). Diante deste mercado que sofre transformações constantes, e, quando se refere às empresas africanas existe uma carência grande de empresas nesse mercado altamente competitivo, mercado esse que tem potencial de crescimento promissor, mas permanece sub explorado (AMANKWAH-AMOAH, 2014).
Para esta pesquisa de natureza exploratória, adotou-se a abordagem de investigação qualitativa baseado no método de estudo de caso. (Yin, 2010). Quanto a técnica de coleta de dados, foi utilizada para a construção da pesquisa foi a entrevista em profundidade, baseada em roteiro de entrevista semiestruturada e coleta de documentos. Foram feitas também pesquisas aprofundadas no website da empresa, relatórios e documentos.
A Refriango é uma empresa de bebidas angolana instalada em Kikuxi, ao sul de Luanda, que atua no mercado africano desde 2005 com um portfólio que inclui águas, sucos, refrigerantes, energéticos e bebidas alcoólicas. A Refriango tornou-se a primeira empresa angolana de produtos de grande consumo a iniciar atividade de exportação para outros mercados, conquistando Moçambique, Namíbia, Congo-Brazzaville, Zâmbia, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Nigéria, África do Sul, República Democrática do Congo, no continente africano, e Portugal.
O processo de internacionalização da empresa Refriango no mercado português se deu através da aliança estratégica da empresa e se pode constatar que a entrada para o mercado português foi feita por um processo lento. Dentre os fatores que facilitaram o processo de internacionalização da empresa à proximidade cultural e linguística, bem como a força de angolanos residentes tornou um ponto positivo da empresa nesse processo. Em relação aos fatores que dificultaram foi evidenciado que é muito difícil exportar a partir de Angola devido aos altos custos e falta de estrutura.
ADELEYE, I.; WHITE, L.; BOSO, N. Africa-to-Africa Internationalization. Cham: Springer International Publishing, 2016. ANDERSON, E., & GATIGNON, H. Modes of foreign entry: a transaction cost analysis and propositions. Journal of International Business Studies, v-17, n-3, 1–26. 1986. AMANKWAH-AMOAH, J. Organizational Expansion to Underserved Markets: Insights from African Firms. Thunderbird International Business Review, v.56, n.4, p.317-330. 2014. BARDIN, L. Análise de conteúdo, 70 ed. São Paulo: 2011.