Recuperação de recursos ambientais via modelos de negócios de economia circular e inovação: framework, escala de mensuração, e aplicação empírica no setor PET
Inovação
Modelos de Negócios de Economia Circular
Validação de Escala
Área
Operações
Tema
Economia Circular
Autores
Nome
1 - Edson Luis Kuzma UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - CHAPECÓ
2 - Simone Sehnem UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
3 - Charbel Jose Chiappetta Jabbour University of Lincoln - Lincoln Business School
4 - Susana Carla Farias Pereira ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Departamento de Administração da Produção
Reumo
A inovação é um importante facilitador para viabilizar mudanças e estimular a adoção de práticas de recuperação de recursos na criação de negócios circulares. Os modelos de negócios de economia circular fornecem estrutura diferenciada na criação de valor de uma empresa, fornecendo valor adicional.
Os modelos de negócios circulares e as práticas de recuperação de recursos criam valor nos negócios do setor pet?
Para responder essas perguntas, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre inovação, recuperação de recursos, Modelos de Negócios de Economia Circular (MNEC) e criação de valor no segmento pet num país emergente. O estudo propõe uma escala de mensuração inovadora para o campo da inovação, modelos de negócio de economia circular, recuperação de recursos e proposição de valor nos negócios.
Os modelos de negócios inovadores, no contexto das práticas de recuperação de recursos, são orientados prioritariamente pelo desempenho econômico e ambiental (Kuzma & Sehnem, 2022). Para viabilizar a adoção de práticas de otimização no uso de recursos e energia, é necessário repensar a alocação do recurso no sistema produtivo e idealizar o design do produto ou serviço com a finalidade de facilitar a destinação ou reinserção do produto no ciclo de produção (Suchek et al., 2021).
A escala foi desenvolvida a partir da adoção de protocolo próprio de desenvolvimento e validação. A pesquisa foi aplicada a 1.389 empresas do setor pet, localizadas no Brasil. O modelo teórico da pesquisa foi validado a partir de Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória, com o teste de seis hipóteses de pesquisa a partir do uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
Os resultados dos testes indicam que todas as hipóteses teóricas foram confirmadas para a amostra em estudo. As relações hipotetizadas foram significativas e positivas, o que indica que o comportamento dos construtos, conforme o arranjo teórico proposto, foram confirmadas empiricamente. Os resultados sugerem que a inovação, os modelos de negócios de economia circular e as práticas de recuperação de recursos influenciam positivamente a proposição de valor nos negócios para o segmento pesquisado.
Ao adotar práticas de reciclagem ou recusa ao consumo de produtos nocivos, por exemplo, fomenta-se a criação ou a transição para modelos de negócios circulares. A inovação demonstra-se como relevante aos interesses da proposição de negócios circulares. As transformações necessárias para o alinhamento dos negócios deste setor com questões próprias da economia circular converge com o comportamento de consumo, que tende para consciência quanto a qualidade e sinergia com o aspecto ambiental.
Kuzma, E. L., & Sehnem, S. (2022). Validation of the Measurement Scale for the Circular Economy: a proposal based on the precepts of innovation. International Journal of Professional Business Review, 7(1), 2. doi: https://doi.org/10.26668/businessreview/2022.v7i1.278
Suchek, N., Fernandes, C. I., Kraus, S., Filser, M., & Sjögrén, H. (2021). Innovation and the circular economy: A systematic literature review. Business Strategy and the Environment, 30(8), 3686-3702.