Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO DOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Corrupção
Percepção
Cidadãos

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Mayara de Carvalho Puhle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
2 - Taiane Keila Matheis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
3 - Kelmara Mendes Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
4 - Monize Sâmara Visentini
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) - Campus Cerro Largo
5 - RICARDO TEIXEIRA CUNHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGOP

Reumo

A corrupção está presente nas relações interpessoais, sendo compreendida a sua influência nos níveis sociais, institucionais, econômicos e culturais da sociedade (NĚMEC et al., 2022). Desta forma, a corrupção é um fenômeno multifacetado e onipresente em todas as sociedades em menor ou maior incidência. Além disso, a percepção da corrupção varia de acordo com o perfil socioeconômico e demográfico de cada indivíduo, o que interfere na participação eleitoral, na confiança social e na democracia de um país.
O objetivo deste estudo é identificar como o cidadão brasileiro percebe a corrupção e os seus impactos. Entende-se que a corrupção está intrinsicamente presente na sociedade brasileira, entretanto, ainda não foram encontrados estudos que captassem a percepção do ponto de vista do indivíduo. Entender a corrupção do ponto de vista do cidadão é fundamental para o desenvolvimento de melhores políticas e práticas públicas, que sejam capazes de tornar o cidadão um agente social em prol da redução da corrupção.
Uma forma de analisar a corrupção é estimar os seus possíveis impactos, Murshed e Mredula (2018) acreditam que a corrupção é um dos principais fatores que impede o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Ademais, a noção de corrupção depende de aspectos sociais e culturais e o aprofundamento desse entendimento indica que a corrupção mina a justiça, a estabilidade econômica e a eficiência de uma sociedade (VIEIRA; VISENTINI; CUNHA, 2022).
Foi realizada uma pesquisa do tipo survey, com brasileiros maiores de 18 anos, totalizando uma amostra de 1068 indivíduos. O instrumento para realização da pesquisa foi composto por questões de múltipla escolha para o mapeamento do perfil do indivíduo. Além de itens do tipo likert das dimensões conhecimento, comportamento, reflexos, controle e atitude, as quais juntas compõem a Escala de Percepção da Corrupção proposta por Vieira,Visentini e Cunha (2022). A fim de atingir o objetivo desse estudo, foram utilizadas estatísticas descritivas e técnicas de análise multivariada.
Os resultados identificados nesse trabalho, os quais são realizados sob o ponto de vista do cidadão, estão de acordo com a colocação do Brasil nos indicadores mundiais de corrupção, ou seja, existem evidências de que o Estado brasileiro seja um país que possui um alto índice de corrupção, em comparação com os demais países, e a população brasileira têm a capacidade de perceber a existência dessa corrupção, identificando, também, os impactos da mesma no meio social. Portanto, o cidadão identifica que há um baixo nível de controle e, consequentemente, muitos agentes corruptos.
Identificou-se que o cidadão brasileiro percebe que a corrupção está intrinsicamente explícita no Brasil, sendo ocasionada por diferentes agentes em variadas esferas políticas da sociedade, sendo elencados como mais corruptos os políticos e o Estado brasileiro. Há a incidência de um ciclo vicioso, em que o cidadão não realiza o seu papel político por conta da descrença nas instituições. Com isso, é necessário que o Estado implante uma abordagem legal focada na prevenção da corrupção, a qual irá ocasionar em uma menor quantidade de atos corruptos
MURSHED, Muntasir; MREDULA, Farzana. Impacts of corruption on sustainable development: a simultaneous equations model estimation approach. Journal of Accounting, Finance and Economics, 2018. NĚMEC, Daniel et al. Corruption in Public Administration as a Brake on Transition to Industry 4.0. SAGE Open, 2022. ŠKOLNÍK, Milan. The effects of corruption on various forms of political participation in colombia. Latin American Policy, 2020. VIEIRA, K. M.; VISSENTINI, M. S.; CUNHA, R. T. Construction and validation of a corruption perception scale at the citizen’s level. Cadernos EBAPE.BR, 2022.