Produtos Universitários
Unidades de Inovação
Universidades Públicas
Área
Gestão da Inovação
Tema
Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação
Autores
Nome
1 - Eufrásio Vieira dos Anjos Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
2 - Anielson Barbosa da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
Reumo
Este estudo parte do pressuposto que os produtos universitários são alcançados por meio de ações realizadas pelas unidades de inovação, e colaboram para a identificação da contribuição no desenvolvimento das universidades, por meio da geração, disseminação e institucionalização do conhecimento científico e tecnológico. Os produtos universitários são analisados na literatura de forma mais ampla, e emerge a necessidade de compreender as contribuições das unidades de inovação no desenvolvimento desses produtos.
A problemática é: Qual(is) a(s) contribuição(ões) das unidades de inovação (UIs) no desenvolvimento de produtos universitários? O objetivo é analisar a contribuição das UIs no desenvolvimento de produtos universitários. Principais contribuições: (1) suscitar um debate acerca da importância das UIs no fortalecimento da atuação das universidades públicas; (2) reconhecer as UIs como agentes provedores do desenvolvimento de capacidades de inovação das Universidades públicas e; (3) reforçar a importância das UIs das universidades no desenvolvimento de políticas públicas de inovação.
O referencial aborda o processo de inovação nas universidades e o papel das unidades de inovação, o desenvolvimento dos produtos universitários que balizam a análise e os papéis das unidades de inovação no desenvolvimento de produtos universitários.
Optou-se pela abordagem qualitativa e realização de um estudo exploratório. Quanto a sistematização da pesquisa, realizou-se uma catalogação das unidades de inovação das universidades públicas. Após isso, foram realizadas entrevistas padronizadas abertas, orientadas por um roteiro, com sete unidade de inovação que se voluntariaram a colaborar com o estudo. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo.
Os resultados revelam que as unidades de inovação contribuem de forma efetiva com o desenvolvimento dos produtos universitários das universidades públicas brasileiras. Por fim, percebe-se que as unidades de inovação exercem uma contribuição significativa e estratégica no desenvolvimento dos produtos universitários que, por consequência, colaboram com as universidades públicas e com sua missão, que envolve oferecer políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação que promovam o desenvolvimento científico, cultural, econômico e social da sociedade.
As universidades públicas estão no centro dos ecossistemas de inovação e os produtos universitários caracterizam os resultados que as instituições podem oferecer à sociedade, e que podem potencializar a capacidade de inovação de instituições públicas e privadas, ao contribuir para o desenvolvimento do país. A pesquisa revelou as principais contribuições das unidades de inovação no desenvolvimento de produtos universitários. Conclui-se, ainda que as ações das unidades de inovação em um produto colaboram, de forma solidária, com ações em outros produtos universitários.
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LENDEL, I. The impact of research universities on regional economies: The concept of university products. Economic Development Quarterly, v. 24, n. 3, p. 210-230, 2010.
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