Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia
Autores
Nome
1 - Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Nairon Nícolas da Silva Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
Reumo
A falta de ações sustentáveis pode gerar riscos emergentes globais relacionados ao clima e ao ambiente, fazendo com que planos estratégicos percam sentido por não estarem mais alinhados com a realidade. Apresentamos argumentos sobre a importância estratégica da sustentabilidade nas organizações; as diferentes formas de atuação do middle manager nas interlocuções entre o fazer estratégico e sustentabilidade; a construção de sentido para que ações sustentáveis sejam legitimadas; e uma representação teórica da atuação do middle manager nas interlocuções entre strategizing e sustentabilidade.
A partir da perspectiva da estratégia como prática que enfatiza a relevância do ator ou praticante no fazer estratégico; diante do chamado de estudos sobre sustentabilidade e práticas da estratégia (Jarzabkowski, Dowell, & Berchicci, 2021), chegamos à questão de pesquisa: como ocorre a atuação do middle manager nas interlocuções entre strategizing e sustentabilidade? Para responder à pergunta de pesquisa, este trabalho teve como objetivo buscar na literatura elementos que pudessem evidenciar a atuação do middle manager nas interlocuções entre strategizing e sustentabilidade.
Seguimos três constructos teóricos: (i)middle manager, que se constitui um praticante da estratégia (Harding, Lee & Ford, 2014) o qual por meio de seus papéis (Floyd, & Wooldridge,1992) é um ator fundamental no processo estratégico (Andersen, & Esbjerg, 2020); (ii) Strategizing, que se refere a perspectiva da estratégia como prática social (Jarzabkowski, Balogun, & Seidl, 2007);e (iii) Sustentabilidade que engloba conceitos e entendimentos sobre o termo a partir da perspectiva da teoria socioecológica e de organismos internacionais.
As discussões seguiram os pressupostos teóricos que: (i) o middle manager atua de diferentes formas na estratégia como prática sustentável; (ii) a sustentabilidade consiste em uma necessidade estratégica para as organizações; e ainda (iii) a interlocução entre strategizing e sustentabilidade pode ser intensificada pelo sentido das ações legitimadas pelo middle manager. Como forma de compilar as discussões foi apresentado um framework representativo da atuação do middle manager nas interlocuções entre de strategizing e sustentabilidade.
Embora haja um paradoxo entre o desenvolvimento da economia e da sustentabilidade (Imperador & Silva, 2018), questões sociais devem ser trabalhadas em conjunto (OCDE, 2021; ONU, 2021), assim, é oportuno que se busque caminhos para que as organizações sejam capazes de realizar suas estratégias, inserindo as que contemplem práticas no sentido do desenvolvimento sustentável. Neste ponto, emerge a importância do middle manager e o poder de persuasão na construção de sentido para as ações com a finalidade enfatizar a adoção de estratégias que possibilitem desenvolvimento sustentável.
Principais referências:
Jarzabkowski, P., Dowell, G. W., & Berchicci, L. (2021). Strategy and organization scholarship through a radical sustainability lens: A call for 5.0. Strategic Organization, 19(3), 449-455.
Jarzabkowski, P., Seidl, D., & Balogun, J. (2022). From germination to propagation: Two decades of Strategy-as-Practice research and potential future directions. Human Relations, 00187267221089473.
Whittington, R. (2006). Completing the practice turn in strategy research. Organization Studies, 27(5), 613-634.