Transformação digital
Estratégias
Instituições de Ensino Superior
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Transformação Digital e Novos Negócios Digitais
Autores
Nome
1 - Aline Gomes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
2 - Ana Paula da Silva Farias UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
Reumo
A transformação digital pode ser entendida como um processo que visa instituir mudanças ou adaptações nas operações de uma organização a partir da utilização combinada de tecnologias da informação, computação, comunicação e conectividade e exige que as organizações, além do uso da tecnologia, revejam as suas estratégias, suas estruturas organizacionais, seus processos, aptidões e cultura e estejam aptas para lidar com as mudanças em comportamentos sociais e de consumo que serão geradas por ela.
Entender como as organizações que prestam serviços educacionais tiveram que se adaptar ao contexto pandêmico e às exigências legais que, de certa forma, impulsionaram a adoção de uma mentalidade digital na realização de seus processos. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo responder a seguinte questão: quais estratégias de transformação digital foram implementadas pela Faculdade de Integração do Sertão - FIS durante a pandemia, para assegurar o ensino remoto emergencial aos seus alunos?
Para Matt, Hess e Benlian (2015), o modelo de transformação digital pode ser identificado em qualquer tipo de organização, independentemente da área de atuação, e pode ser analisado a partir de quatro dimensões: (1) utilização das tecnologias, (2) mudanças na criação de valor, (3) mudanças estruturais e (4) aspectos financeiros.
É um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e o estudo de caso como procedimento técnico.
As estratégias de transformação digital da FIS garantiram a criação da plataforma FIS Aulas Online, a alteração de diversos processos internos e mudança na cultura organizacional, quebrando paradigmas relacionados ao ensino presencial.
A transformação digital que ocorreu na FIS teve um efeito positivo para o período de pandemia e deixou um aprendizado que pode gerar bons frutos para o futuro.
MATT, C.; HESS, T.; BENLIAN, A. Digital transformation strategies. Business & Information Systems Engineering, v. 57, n. 5, p. 339-343, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2021.
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. 2020. Disponível em: Acesso em: 18 out. 2021.