Resumo

Título do Artigo

PRAZER, OEIRAS, NO PIAUÍ: COM QUE DADOS SE FAZ UM CASO DE SUCESSO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA?
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Palavras Chave

Avaliação de políticas públicas
Análise e dados abertos governamentais
Estatísticas educacionais

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Rômulo Oliveira Barros
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Programa de Pós-graduação em Gestão Pública
2 - Thiago Assunção de Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Franciscleia de Oliveira Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Petronio Portela
4 - Paulo Henrique dos Santos Sousa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - PEDRO II

Reumo

Este caso de ensino visa discutir a contribuição dos dados estatísticos para o ciclo de políticas públicas, focando especialmente naquelas voltadas para a qualidade da educação. As informações utilizadas para o desenvolvimento deste caso de ensino foram inspiradas em eventos reais ocorridos na cidade de Oeiras, Piauí, que obteve sucesso em termos de indicadores de qualidade do sistema educacional local. Sites institucionais brasileiros foram utilizados como fontes de dados. Contexto: Altair, novo funcionário público, ao tomar conhecimento dos resultados positivos nos indicadores educacionais d
Promover a discussão sobre a importância dos dados estatísticos para a formulação, implementação e avaliação das políticas públicas no Brasil e no mundo; Compreender o papel das instituições como IPEA, IBGE e INPE e suas contribuições para a avaliação de políticas públicas; Entender como a educação pode se beneficiar de políticas públicas baseadas em dados estatísticos; Conhecer as bases de dados públicas mais importantes para a área de educação; Compreender o que é análise de dados e sua importância para as políticas públicas;
Este caso foi baseado na história de Altair, em um enredo verídico com personagens reais e informações extraídas de um dossiê que envolveu as experiências do protagonista e sua tia, Dona Inês. Também foram utilizadas no dossiê informações das bases de dados do INEP e do Censo Escolar (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), da FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e do IBGE (Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística), assim como relatórios da UNICEF e da Secretaria de Educação do município de Oeiras, no
A aplicação deste caso se dá para os estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Políticas Públicas, Gestão Pública, Ciência de Dados e áreas afins.
OBMEP. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2022. Apresentação. Disponível em: http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm. Acesso em: 21 jun. 2022. OEIRAS. Prefeitura Municipal de. 18 jan. 2022. Oeiras conquista 19 medalhas e 43 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Disponível em: http://oeiras.pi.gov.br/18/01/2022/oeiras-conquista-19-medalhas-e-43-mencoes-honrosas-na-olimpiada-brasileira-de-matematica-obmep/. Acesso em: 21 jun. 2022. OEIRAS. Prefeitura Municipal de. 19 jun. 2020. Educação municipal de Oeiras recebe selo de qualidade do Instituto Rui