Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Autores
Nome
1 - Carlos Alberto Alves UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - VILA OLIMPIA
2 - Auhana Nardini Margutti UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
Reumo
Quando as pessoas visitam e se hospedam um hotel, eles são expostos aos vários produtos e serviços que o hotel oferece, assim as experiências dos hóspedes são então determinadas por esses produtos e serviços que podem atender às suas necessidades e desejos. Idealmente, a experiência geral de hospitalidade é notada como o desempenho da equipe, dos produtos, dos serviços e das instalações do hotel, bem como o benefício obtido pelos hóspedes com este desempenho. O resultado dessa experiência de hospitalidade influenciará suas respostas futuras em relação ao hotel.
De acordo com Ariffin and Maghzi
O objetivo desta pesquisa é o de investigar se a experiência da hospitalidade pode ser percebida de forma diferente entre pessoas de alta e baixa renda. Entende-se aqui que alta e baixa renda, não se refere a um estado social do indivíduo, mas apenas a divisão de uma amostra que se hospeda em um resort durante as férias, em dois grupos distintos para fins estatísticos. Assim o problema de pesquisa apresentada é: A percepção de experiência de hospitalidade e suas consequentes relações com as emoções e a intenção comportamental podem ser percebidas de forma diferentes entre grupos de hóspedes de
A hospitalidade envolve o fornecimento de alimentos, bebidas e hospedagem e representa um ato de amizade: cria laços simbólicos, conecta pessoas que estabelecem vínculos e engaja os envolvidos no compartilhamento da hospitalidade (Lashley, 2015; Pitt-Rivers, 2012). Embora a definição pareça simples, a hospitalidade é um construto complexo, e uma literatura considerável foi gerada em várias disciplinas sobre definições e abordagens (Lynch, Molz, Mcintosh, Lugosi, & Lashley, 2011).
A hospitalidade é um conjunto de comportamentos integrantes da sociedade. Sua função primordial é estabelecer relac
Um questionário autoaplicável foi desenvolvido com base na revisão da literatura. Para coletar os dados, o questionário foi distribuído online por meio da ferramenta Google Forms. Os dados foram coletados entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, por meio de convites feitos no check-out de um resort na cidade de Caldas Novas no Estado de Goiás. Os convites forneceram aos respondentes informações sobre o objetivo do estudo e o tempo aproximado para o preenchimento do questionário.
A escala para mensuração da experiencia de hospitalidade foi composta por doze itens, sendo nove itens adaptados
Os estudos de vários grupos exigem que suas subamostras sejam relativamente semelhantes em tamanho. Existem duas maneiras de obter essas subamostras, a primeira comum usada pelos acadêmicos é a divisão do meio. Duas subamostras denominadas "Alta" e "Baixa" são obtidas (Iacobucci, Posavac, Kardes, Schneider, & Popovich, 2015b; MacCallum, Zhang, Preacher, & Rucker, 2002). A segunda e mais indicada forma é a divisão das subamostras por Cluster (Matthews, 2017), onde é obtido o agrupamento de suas características nos clusters.
Com base nesses testes, todos os construtos apresentaram validade disc
Este estudo traz algumas contribuições significativas para a literatura de hospitalidade ao demonstrar empiricamente a experiência de hospitalidade entre dois grupos distintos de hóspedes em um resort de águas termais. O conceito de experiência de hospitalidade foi sugerido por Pijls et al. (2017) incluindo neste conceito três dimensões: desejo de colocar os hóspedes antes de si mesmo, desejo de fazer os hóspedes felizes e desejo de fazer os hóspedes se sentirem especiais. Neste estudo, não se diferenciou estas dimensões, mas elas são importantes para o entendimento holístico do conceito de ho
Alves, C. A., & Barcellos Marques, R. (2019). Hospitalidad, emociones y experiencias en los servicios turísticos. Estudios y perspectivas en turismo, 28(2), 290-311.
Ariffin, A. A. M., & Maghzi, A. (2012). A preliminary study on customer expectations of hotel hospitality: Influences of personal and hotel factors. International Journal of Hospitality Management, 31(1), 191-198.
Blain, M., & Lashley, C. (2014). Hospitableness: the new service metaphor? Developing an instrument for measuring hosting. Research in Hospitality Management, 4(1-2), 1-8.
Brotherton, B., & Wood, R. C. (2010). Hospita