1 - Vanessa Cavalcanti da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
2 - Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Amanda de Paula Aguiar Barbosa Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGA
Reumo
O estudo sobre metodologias ágeis vem avançando e esboçando a importância desses métodos, os quais contribuem para o aumento da produtividade e entrega do produto e/ou serviço com mais rapidez e agilidade. Sendo assim, se torna de extrema importância a análise do tema de métodos ágeis, principalmente na área de gestão, por ainda ser escassa neste campo de estudo. de acordo com um dos princípios destacados no Manifesto Ágil (Manifesto, 2001), a gestão é um dos pilares dos métodos ágeis, onde “as pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto”.
Este estudo estabelece o seguinte problema de pesquisa: como se apresenta a produção científica sobre metodologias ágeis e quais seus principais temas de investigação? Neste sentido, para responder à questão exposta, foi traçado o objetivo geral de analisar as redes bibliométricas do tema metodologias ágeis, identificando as principais vertentes de investigação consolidadas e as tendências desse campo de estudo.
Os métodos ágeis surgem na década de 90, se apresentando como resposta aos métodos tradicionais até então existentes, vistos como regrados, lentos, burocráticos e inadequados aos processos (Gomes, 2014). Definições mais formais de agilidade começaram a aparecer no passado recente, egressas essencialmente dos setores de manufatura e gerenciamento, onde o ágil parece ter suas raízes (Dingsøyr et al., 2012). Os métodos ágeis, portanto, se transformaram em uma possibilidade chamativa para empresas que possuem como objetivo aperfeiçoar seu desempenho, em virtude de seus benefícios evidenciados.
Os temas que foram encontrados na área de Gestão e que ainda não possuem muitos estudos desenvolvidos estão relacionados aos seguintes aspectos: Gestão do Conhecimento (Khalil & Khalil, 2020); Gestão de Projetos que envolvem equipe digital inovadora e pesquisa e desenvolvimento (P&D) (Kuchta & Skowron, 2016),além de projetos de busca e orientação de objetivos (Gustavsson & Hallin, 2015) e projetos de software ágil do setor público (Lappi & Aaltonen, 2017);modelos de inovação, tendo esta vista como uma competência central (Michaelis & Markham, 2017); desenvolvimento de produtos (Cooper & Somm).
o tema relacionado às pessoas é o de maior impacto na área de Gestão, abrangendo aspectos relacionados à adaptabilidade da equipe (Grass et al., 2020); aprendizagem em um ambiente ágil considerando a evolução das rotinas organizacionais (J.-C. Lee & Chen, 2020); comunicação ágil interna em startups (González-Cruz et al., 2020); segurança psicológica na implementação de métodos ágeis (Thorgren & Caiman, 2019); e mudanças nos processos e no comportamento e na mentalidade dos funcionários (Sommer, 2019).
Abrantes, J. F., & Travassos, G. H. (2007). Caracterização de métodos Ágeis de desenvolvimento de software. Primeiro Workshop de Desenvolvimento Rápido de Aplicações--VI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.
Agarwal, A., Shankar, R., & Tiwari, M. K. (2006). Modeling the metrics of lean, agile and leagile supply chain: An ANP-based approach. European journal of operational research. EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONAL RESEARCH, 173(1), 211–225.
Dingsøyr, T., Nerur, S., Balijepally, V., & Moe, N. B. (2012). A decade of agile methodologies: Towards explaining agile software development. In Jo