Resumo

Título do Artigo

Restaurante Dom Paiolo: A expansão de novos entrantes e a revolução da forma de consumo
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Posicionamento de mercado
estratégia de posicionamento competitivo
restaurante

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Tatiana Treis Chemin De Luca
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo
2 - Isadora Castro de Souza
FACULDADE NORTE PARANAENSE (UNINORTE) - Londrina

Reumo

Este caso de ensino tem por objetivo propor uma análise no modelo de negócios de uma empresa, no que tange a definição do posicionamento de mercado, estratégia competitiva e ações para melhoria do resultado. Baseado na história do restaurante Dom Paiolo, localizado no centro de Itajaí/SC, existente há 15 anos, a narrativa do caso traz a discussão dos personagens, frente ao momento delicado que a empresa passa, acentuado com o período de pandemia e pós-pandemia, considerando a redução de suas vendas, envolvendo fase de instabilidade econômica, inflação, concorrência e outras formas de consumo.
O caso tem por objetivo levar a experiência aos alunos de vivenciarem situações onde decisões estratégicas são necessárias em momentos de incerteza que acontecem diariamente nas empresas, desenvolvendo análises de alternativas para o negócio diante da situação problema apresentada: diminuição de vendas, inflação, alto número de concorrentes e renovação de formas de consumo. A proposta é fazer com que os alunos se coloquem no lugar de Neusa e seus filhos, e que, a partir de uma análise situacional de mercado, consigam tomar uma decisão sobre o futuro do negócio.
Os dados primários foram obtidos por meio de entrevista pessoal com a Sra. Neusa Maria Muller De Luca, proprietária do restaurante Dom Paiolo em abril de 2022, juntamente com os depoimentos dos filhos, Eduardo Henrique De Luca e Louise Cristina De Luca. Dados secundários complementares foram obtidos através de pesquisa de fotos do restaurante nas redes sociais (@dompaiolo).
O caso do restaurante Dom Paiolo foi desenvolvido para ser usado em programas de graduação em discussões voltadas a modelos de negócio, posicionamento de mercado, estratégia de negócio, gestão de crises e decisão estratégica, em disciplinas relacionadas aos cursos de Administração e outros com disciplinas voltadas a gestão. O caso também é adequado e pode ser estudado em cursos de gastronomia, em matérias voltadas ao empreendedorismo e estratégia para abertura/gestão de restaurantes.
BARNEY, J. B., & HESTERLY, W. S. (2011). Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos (3a ed.). São Paulo: Pearson. COLLET, S. (1999). SWOT analysis. ComputerWorld, 33(29), 58. FERNANDES, I. G. M., FIGUEIREDO, H. M., COSTA, H. L. da, SANCHES, S. G., & BRASIL. A. (2015). Planejamento estratégico: Análise SWOT. Revista Conexão Eletrônica, 10(1), 1464-1473. OLIVEIRA, D. de P. R. de (2013). Planejamento estratégico (31a ed). São Paulo: Atlas. PORTER, M. E. (1999). O que é estratégia? Competição: estratégias competitivas essenciais (13a ed., pp. 46-82). Rio de Janeiro: Campus