1 - JAQUELINE C MILHOME UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
2 - DIVA ESTER OKAZAKI ROWE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA - Núcleo de Pós Graduação em Administração da UFBA
Reumo
A função social do indivíduo e o lugar do trabalho em suas vidas foi mudando ao longo dos anos, em diferentes momentos sociais e históricos. Momentos históricos marcantes vividos em contexto sociocultural específico por indivíduos em momento similar da vida originam gerações, com valores, crenças e comportamentos semelhantes em diferentes áreas da vida, que diferem de nascidos em outro período. No trabalho, indivíduos de diferentes gerações interagem entre si e relacionam-se com o trabalho, a organização e o outro segundo seus valores, crenças, perspectivas de vida e mundo comuns à sua geração
Diferenças geracionais têm impactos importantes em resultados, ambiente, cultura, clima e conflitos organizacionais, bem como na saúde mental, emocional e física do indivíduo. Desenha-se, então, relevância social e organizacional para realização de estudos sobre gerações no trabalho.
Assim, este artigo objetiva fazer um levantamento do que vem sendo evidenciado sobre gerações no trabalho, direcionando o olhar para Valores no Trabalho. Pergunta-se: “Quais as diferenças de Valores no Trabalho entre as diferentes gerações, segundo o que foi publicado entre 2010 e 2021?”
Geração é um espaço temporal em que um grupo de indivíduos nascidos em faixa específica de anos, viveu estágios e experiências da vida em mesmo período histórico e contexto sociocultural, desenvolvendo “consciência coletiva” comum. Gerações compartilham entre si valores, comportamentos, atitudes, perspectivas de vida similares, que diferem de outras gerações (Lírio et al., 2020, Vaccari et al., 2016). Isso reverbera no trabalho e conhecê-las para além de estereótipos, conforme Stewart, Oliver, Cravens e Oishi (2017) e Taylor e Stein (2014), auxilia na gestão, motivação e retenção de pessoas.
Utilizou-se as plataformas Google Acadêmico, Plataforma Capes e Web of Science para levantamento de artigos publicados em periódicos entre os anos de 2010 e 2021, em português e em inglês em 4 momentos de busca: 20/01/2019, 17/01/2020, 05/01/2021 e 28/02/2022. Utilizou-se os termos: “geração”, “gerações”, “generation”, “generational”; “geraç*” e “Generation*” “trabalh*” e “work*” ou “employee*” ou “job”. Foram localizados 18 artigos sobre Valores no Trabalho nas Gerações, dos quais analisou-se diferenças, similaridades e complementaridades, a partir dos respectivos resultados.
Veteranos têm menor necessidade de interações sociais no trabalho. Boomers maior centralidade no trabalho. Geração X é mais adaptável às tecnologias da informação, comparada aos Boomers e centrados na vida fora do trabalho. Millenials valorizam equilíbrio entre vida pessoal e profissional e flexibilidade, comparado às demais gerações. Conforto e autonomia mais importantes para Millenial e geração Z.
No entanto, Boomers geralmente ocupam mais cargos seniores em empresas do que mais novos. Assim, os resultados dos valores no trabalho podem resultar deste fator, não somente um elemento geracional
Para além de estereótipos como preguiça, falta de iniciativa e comprometimento, desrespeito à autoridade e impaciência, de forma geral, foi elucidado que os valores de conforto (como remuneração, segurança e condições de trabalho) e autonomia (como criatividade e responsabilidade) eram mais importantes para gerações mais novas, enquanto status (por exemplo, avanço, reconhecimento e autoridade) menos importante. E valores de lazer aumentaram com as gerações sucessivas, a centralidade do trabalho diminuiu e as gerações mais velhas atribuíram menos valor às interações sociais no trabalho.
Arora, N. & Dhole, V. (2019). Generation Y: Perspective, engagement, expectations, preferences and satisfactions from workplace; a study conducted in Indian context. Benchmarking: An International Journal, 26(5).
Maloni, M. & Hiatt, M. S.; Campbell, S. (2019). Understanding the work values of Gen Z business students. The International Journal of Management Education, 17(3).
Singh, V., Verma, S. & Chaurasia, S. (2020) Intellectual structure of multigenerational workforce and contextualizing work values across generations: a multistage analysis. International Journal of Manpower, 42(3), 470-487